ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Lado Rural

Ministra representa Brasil em debate sobre sistemas alimentares

Tereza Cristina participa de painéis e reuniões bilaterais na Pré-Cúpula dos Sistemas Alimentares, em Roma

José Roberto dos Santos | Com informações do Mapa | 27/07/2021 14:11
Ministra Tereza Cristina mostra experiência brasileira com agricultura de abaixo carbono. Foto: Divulgação Mapa
Ministra Tereza Cristina mostra experiência brasileira com agricultura de abaixo carbono. Foto: Divulgação Mapa

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) está representando o governo brasileiro na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), evento que acontece entre os dias 26 e 28 , em Roma. Ela participa de painéis e reuniões bilaterais para debater o aprimoramento dos sistemas alimentares em nível global.

No primeiro dia do evento, a ministra participou do painel Achieving Zero Hunger: Nutritiously and Sustainably, que promoverá um diálogo sobre soluções para a erradicação da fome no mundo.

Devem ser realizadas ainda reuniões bilaterais com ministros de países europeus e representantes de organismos internacionais, como a vice-chefe da ONU, Amina Mohammed e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu.

“Nesses encontros, pretendo ressaltar que não há uma solução única para a sustentabilidade dos sistemas alimentares e que a imposição de modelos alheios às realidades locais não funcionará. Pelo contrário, poderá resultar em mais fome e escassez. É essencial portanto, que a Cúpula reconheça a diversidade de caminhos para sistemas alimentares sustentáveis”, explica a ministra.

Tereza Cristina também estará presente em evento para divulgar as 16 mensagens-chave definidas pelos países da região no âmbito do IICA, com a participação de outros ministros da América Latina e Caribe.

Em relação à produção agrícola brasileira, a ministra irá mostrar as políticas de fomento à produção sustentável, como o Plano de Agricultura de Baixo Carbono, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Código Florestal. Serão promovidos debates sobre a possível formação de coalizões sobre temas de interesse para o Brasil, como merenda escolar e o combate a perdas e desperdícios.

Também participam da delegação do Mapa a Roma o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Ribeiro, o diretor de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, João Adrien, e o assessor especial Fernando Zelner. A delegação brasileira deve contar ainda com membros dos Ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, do Meio Ambiente e da Cidadania.

A Pré-Cúpula precede a Cúpula dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit, ou FSS, na sigla em inglês), que está marcada para setembro, durante a semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento pretende acelerar esforços para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da transformação dos sistemas alimentares rumo à sustentabilidade.

O governo brasileiro tem participado das consultas e discussões para a preparação da Cúpula a partir da coordenação entre os Ministérios das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Saúde; da Cidadania; do Meio Ambiente; e de outros órgãos governamentais.

Programa

Dia 27/7

10h30 a 18h – Reuniões bilaterais

19h30 - Side Event IICA “Los sistemas alimentarios: una visión desde la agricultura de las Américas

Local: Embaixada do Brasil

Dia 28/7

11h30 - Plenário Síntese

Local: Plenary Hall

15h – Plenária de Encerramento

Local: Plenary Hall

Nos siga no Google Notícias