ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Lado Rural

Pecuaristas terão calendário invertido para vacinação contra aftosa em MS

Animais de até 24 meses serão imunizados em maio e os de todas as idades, em novembro

Giovanna Dauzacker | 09/03/2022 16:49
Rebanho de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a aftosa em MS. Foto: Semagro
Rebanho de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a aftosa em MS. Foto: Semagro

Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul devem se atentar ao calendário de imunização do rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, que será invertido no Estado neste ano, segundo informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Na primeira etapa da vacinação, que acontece em maio, podem receber a dose animais jovens, de até 24 meses. Já em novembro, na segunda etapa, será a vez dos de todas as idades.

Para a região pantaneira, a campanha, no entanto, permanece a mesma. Quem optar por imunizar o rebanho em maio, deve vacinar todos os animais. O mesmo acontece com os optantes por novembro.

Além do Estado, a vacinação também será invertida na Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins, todos os que compõem o Bloco IV do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa).

A inversão do calendário foi divulgada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na última segunda-feira (7), e tem como objetivo garantir a oferta de vacinas para os animais dos Estados que compõem o bloco.

Nos siga no Google Notícias