ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 20º

Lado Rural

Pecuaristas terão calendário invertido para vacinação contra aftosa em MS

Animais de até 24 meses serão imunizados em maio e os de todas as idades, em novembro

Por Giovanna Dauzacker | 09/03/2022 16:49
Rebanho de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a aftosa em MS. Foto: Semagro
Rebanho de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a aftosa em MS. Foto: Semagro

Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul devem se atentar ao calendário de imunização do rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, que será invertido no Estado neste ano, segundo informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Na primeira etapa da vacinação, que acontece em maio, podem receber a dose animais jovens, de até 24 meses. Já em novembro, na segunda etapa, será a vez dos de todas as idades.

Para a região pantaneira, a campanha, no entanto, permanece a mesma. Quem optar por imunizar o rebanho em maio, deve vacinar todos os animais. O mesmo acontece com os optantes por novembro.

Além do Estado, a vacinação também será invertida na Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins, todos os que compõem o Bloco IV do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa).

A inversão do calendário foi divulgada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na última segunda-feira (7), e tem como objetivo garantir a oferta de vacinas para os animais dos Estados que compõem o bloco.

Nos siga no Google Notícias