ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Cadastro para transporte de animais será obrigatório em 2022

O controle será feito pelo Aplicativo Transportador, desenvolvido pela Iagro

Geisy Garnes | 02/01/2022 14:48
Veículo de monitoramento da Agência Estadual de Desefesa Sanitária Animal e Vegetal (Foto: Divulgação/Iagro)
Veículo de monitoramento da Agência Estadual de Desefesa Sanitária Animal e Vegetal (Foto: Divulgação/Iagro)

Com a chegada de 2022 começa a contagem regressiva para o cadastramento obrigatório de transportadores de animais em Mato Grosso do Sul. A exigência vale para pessoas física, jurídicas e para veículos de transporte. O controle será feito pelo Aplicativo Transportador, desenvolvido pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A necessidade do cadastro foi criada em portaria publicada no dia 9 de dezembro. O texto estabeleceu prazo até 1 de julho de 2022 para que de fato obrigatório o crédito da e-GTA (Guia de Trânsito Animal eletrônica) na propriedade de destino.

O cadastro deve seguir algumas etapas. Na primeira, o motorista de cargas vivas deverá realizar o cadastro das suas informações, do veículo e da carroceria, se for o caso, no link: https://www.cadastramento.iagro.ms.gov.br/cadastrotransportadores.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em seguida deverá baixar e instalar o aplicativo “Transportador IAGRO”, já disponível para baixar e instalar, gratuitamente, na plataforma do Google Play e Apple Store. A partir disso, o acesso deve ser feito com o CPF e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) previamente cadastro no site.

Segurança sanitária - O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) definiu o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (2017-2026) que apresenta cronograma e operações a serem executadas para que o estado tenha condições de realizar a transição para estado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

O cadastramento de transportadores se encontra no eixo “Fortalecimento do Sistema de Vigilância em Saúde Animal” na operação “Fortalecer os mecanismos de controle nacional de movimentação de animais suscetíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos”.

De acordo com a Iagro as propostas, regulamentações, ações e iniciativas tem por objetivo favorecer Mato Grosso do Sul a expansão de mercados para seus produtos mediante a elevação do status sanitário para Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

Nos siga no Google Notícias