Suspeita de gripe aviária não afeta granjas nem mercado de MS, diz Verruck
Secretário acredita que exame na galinha doméstica dará negativo
O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) de Mato Grosso do Sul, acredita que o caso suspeito de gripe aviária, em investigação no município de Angélica, a 272 km da Capital, será descartado e não traz risco ao mercado de aves no Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O secretário Jaime Verruck, da Semadesc de Mato Grosso do Sul, afirmou que a suspeita de gripe aviária em Angélica não representa risco ao mercado avícola do Estado. A ave em questão era de subsistência e a coleta para exames foi realizada após sua morte. O resultado deve sair em até 24 horas e, caso positivo, protocolos de isolamento serão aplicados, mas sem impacto comercial. Verruck destacou que o Estado já possui medidas preventivas em vigor, mesmo antes dos casos no Rio Grande do Sul. A Iagro, responsável pela defesa sanitária, informou que investigações de casos suspeitos são comuns e que o aumento de notificações é esperado devido à emergência sanitária no Rio Grande do Sul. Outros estados também monitoram a situação.
A declaração foi dada ao Campo Grande News durante o leilão de privatização da BR-163, realizado no fim da manhã desta quinta-feira (22), na B3, em São Paulo.
Segundo Verruck, a ave era de subsistência e a coleta para exames foi feita após a morte do animal, o que descarta impacto nas granjas comerciais de Mato Grosso do Sul. "Temos, todo dia, casos suspeitos disso. Essa situação de Angélica é uma suspeita em uma ave de subsistência, ou seja, uma galinha. Ela morreu, foi recolhida e está sendo avaliada".
Ele continua dizendo que "o resultado sai em até 24 horas. Estamos tranquilos, porque a maioria dos casos suspeitos acaba descartada. A pessoa percebe que morreu uma galinha e já aciona a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Nesse caso, a ave já foi recolhida e está em análise", explicou.
Se houver um resultado positivo, o secretário reforça que os protocolos serão aplicados imediatamente, com isolamento da região, mas sem impacto para o setor produtivo.

"Caso venha um resultado positivo, o que não acreditamos, aplicamos os protocolos na região, que basicamente é o isolamento daquele local. Mas, por se tratar de uma ave de subsistência, não há impacto no mercado, não gera fechamento nem restrições comerciais. Estamos acompanhando de perto, inclusive monitorando a situação nacional, porque fechamento de mercado impacta diretamente a produção. Até agora, isso não aconteceu. Estamos tratando o caso dentro da normalidade. Não estamos surpresos", garantiu.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), que também participou do leilão, reforçou que Mato Grosso do Sul já adota medidas preventivas, antes mesmo dos registros no Rio Grande do Sul.
"Antes mesmo do caso no Rio Grande do Sul, nós já tínhamos todos os protocolos estabelecidos e as equipes preparadas. É evidente que ninguém quer casos de gripe aviária, mas o Estado, por meio da Iagro, está pronto para fazer o enfrentamento, realizar os isolamentos e aplicar as medidas sanitárias necessárias. Assim, conseguimos agir rapidamente, como já está acontecendo, tomando todas as providências para realizar os exames, as análises e confirmar ou não episódios dessa natureza", destacou.
Suspeita em investigação - Mato Grosso do Sul apura caso suspeito de gripe aviária em uma galinha doméstica no município de Angélica. Amostras foram enviadas para análise em laboratório de Campinas (SP).
A Iagro informou que investigações como essa são rotineiras e que o aumento de notificações é esperado, devido à emergência sanitária decretada no Rio Grande do Sul após confirmação da doença naquele estado.
Além de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Pará, Tocantins e Rio Grande do Sul também monitoram casos suspeitos. A confirmação da gripe aviária no Rio Grande do Sul levou à suspensão das exportações de carne de aves do Brasil para vários países, incluindo China, União Europeia e México.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.