ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, DOMINGO  11    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Gigante e brilhante, Júpiter será visto a olho nu na noite deste sábado

Planeta fica mais visível quando está em oposição ao Sol, explica a Nasa

Por Cassia Modena | 10/01/2026 14:13
Gigante e brilhante, Júpiter será visto a olho nu na noite deste sábado
Imagem do gigante gasoso júpiter feita em 2019 (Foto: Divulgação/Nasa)

Maior planeta do sistema solar, Júpiter poderá ser observado a olho nu na noite deste sábado (10). Segundo a Nasa, isso será possível porque o gigante fará oposição, termo usado na astronomia quando um astro aparece oposto ao sol do ponto de vista da Terra.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, estará visível a olho nu neste sábado (10) devido ao fenômeno da oposição, quando o planeta se alinha em posição oposta ao Sol em relação à Terra. O gigante gasoso poderá ser observado na direção leste, próximo à constelação de Gêmeos, destacando-se como o objeto mais brilhante no céu noturno. A Nasa também anuncia outro evento astronômico para janeiro: no dia 23, Saturno e a Lua estarão em conjunção, podendo ser observados próximos um ao outro na direção oeste. Aplicativos gratuitos para celular podem auxiliar na localização dos corpos celestes.

Para identificá-lo, será preciso olhar para o leste e buscar a constelação de Gêmeos. Ele será o objeto mais brilhante no céu. Aplicativos gratuitos para celular podem auxiliar se a busca estiver difícil.

“Nesse alinhamento, Júpiter parecerá maior e mais brilhante no céu noturno do que em qualquer outro momento do ano”, disse a Nasa.

Outros fenômenos - A agência de astronomia estadunidense destaca que o mês de janeiro trará outra oportunidade para se observar algo diferente no céu.

No dia 23, Saturno e a Lua estarão muito próximos um do outro e poderão ser vistos em conjunção. Basta olhar para o oeste para ver o planeta abaixo do satélite natural.