ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Após eclipse mais longo do século, lua de sangue poderá ser vista em MS

Fenômeno poderá ser visto a partir das 17h30, no horário local. Infelizmente, o sombreamento tão esperado não será visível no estado, afirma físico.

Anahi Gurgel | 26/07/2018 15:43
Eclipse lunar, visto do Brasil. (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil/)
Eclipse lunar, visto do Brasil. (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil/)

O Brasil inteiro está na expectativa para ver o eclipse lunar mais longo do século 21, que vai acontecer nesta sexta-feira (27), por volta das 17h30, no horário local. Mas, morando mais ao oeste do País, o sul-matogrossense, infelizmente, não terá o privilégio de acompanhar por completo o fenômeno, que ficará restrito à vermelhidão da lua: já está valendo, não?

Quem dá a notícia não tão animadora é o professor Hamilton Perez Soares Corrêa, 53, professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), quem fundou o Clube da Astronomia.

“No momento em que a lua nascer, o eclispe será mais visível para quem estiver na região leste do Brasil. O sul-matogrossense não será privilegiado; ficamos no extremo oeste brasileiro”, explica.

Para cá, o fenônomeno ficará mais interessante a partir de um “segundo momento”, após o período penumbral, quando a lua passar ser vista em tons alaranjados e avermelhados – a chamada lua de sangue.

O físico explica que o período penumbral terá início por volta das 13h15, mas só conseguirá ver quem estiver em alto mar no Oceano Atlântico. Para o brasileiro, a lua estará ainda abaixo da linha do horizonte.

“O “auge” do eclispe, com sombreamento completo, ocorrerá por volta das 15h30 mas, na costa do País, o fenômeno será visível por volta das 17h30, quando já a lua estiver já passando para a fase penumbral novamente. Em Mato Grosso do Sul, o que iremos ver é o vermelhidão pós-eclispse, até umas 19h”, detalha, tendo horário local como referência.

Com duração de aproximadamente 1 hora e 43 minutos, o eclipse de amanhã será o mais longo do século. Geralmente, dura cerca de 60 a 80 minutos.

Em Campo Grande, a dica do professor Hamilton para quem deseja observar a lua de sangue é procurar pontos mais altos da cidade, como o pontilhão localizado próximo à UFMS, no cruzamento com a Rua Rui Barbosa, e, mais afastado, trecho da saída para Sidrolândia, na BR 060.

Também são locais fantásticos para admirar a lua o morro do Paxixi, localizado em Aquidauana, e a fazenda Igrejinha, entre os municípios de Coxim e Rio Verde.

Clube da Astronomia - Quem adora astronomia e pretende se envolver mais com o tema, participar de observação em grupos, pode fazer parte do Clube da Astronomia. Participam estudantes de vários cursos e pessoas das mais variadas profissões. É aberto ao público. O contato pode ser feito pela página no Facebook

Nos siga no Google Notícias