ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Após quase um mês de seca, chuva ganha força e surpreende

Parte da população não se preparou para a mudança no tempo, em Campo Grande

Guilherme Correia e Mariely Barros | 08/08/2022 11:50
Moradores caminham pelo Centro da Capital, durante manhã chuvosa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Moradores caminham pelo Centro da Capital, durante manhã chuvosa. (Foto: Henrique Kawaminami)

A chuva enfim retornou à Capital, após 26 dias desde que a última foi registrada na cidade, e com ela, os moradores - sobretudo os desavisados - tiveram de se adaptar. O problema é que alguns, até desacreditados com a previsão do tempo, sequer se prepararam para a mudança no tempo.

Ramon não trouxe casacos para passar alguns dias na Capital. (Foto: Mariely Barros)
Ramon não trouxe casacos para passar alguns dias na Capital. (Foto: Mariely Barros)

O aposentado Ramon Amaral, de 82 anos, veio do Paraná para visitar a família, em Campo Grande, e não se planejou nem um pouco. Não trouxe roupas de frio, por ter acreditar que não choveria, neste mês, na Capital. Ele estava no Centro, sem guarda-chuva.  “Em agosto ‘nunca chove’.”

O comerciante Alexandre Silva comenta que saiu de casa sem ver a previsão do tempo e que também se surpreendeu. “De manhã, eu acordei e vi que tinha chovido pela noite”, narra. Ele afirma que, se esfriar mais, não vai ter como voltar para casa e pegar agasalhos. “Tem que ir com frio, se ficar mais frio que agora.”

Ainda que o clima mais ameno “ajuda muito”, ele observa que há menos clientes no ponto em que vende salgados.

Chuva surpreendeu vendedor de salgados no Centro de Campo Grande. (Foto: Mariely Barros)
Chuva surpreendeu vendedor de salgados no Centro de Campo Grande. (Foto: Mariely Barros)

A assistente administrativa Eva Maria dos Santos, de 48 anos, mora no Bairro Aero Rancho e também precisou ir à região central nesta manhã. Ela lembra que na região onde vive, com várias ruas sem asfalto e inclusive a dela, a chuva era necessária há várias semanas. “O ar estava muito seco e estava com muita dificuldade para respirar. Agora com essa chuva, melhorou um pouco.”

Por outro lado, a monitora escolar Norma Pereira de Oliveira, de 48 anos, foi uma das que se preparou para a mudança brusca do clima e, quando chegar em casa, vai aproveitar a faxina que fez ontem, já pensando na chuva de hoje. “Já fiquei preparada para vir com casaquinho, a capa de chuva estava aqui e com tênis para proteger o pé.”

Meteorologia - Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou a Capital e a maioria das cidades do Estado em alerta para tempestade e chuvas intensas com precipitação de até 100 milímetros por dia, ventos intensos com rajadas de 60 a 100 quilômetros por hora, além de queda de granizo.

O tempo deve permanecer instável em Campo Grande, com temperatura máxima na casa dos 24ºC. O instituto encaminhou cinco alertas para o Estado. Os avisos terminam somente às 9h desta terça-feira. Entre hoje e amanhã, a previsão é de uma intensa frente fria com queda nas temperaturas em praticamente todo Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias