ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 10º

Meio Ambiente

Após ser resgatada de boca de fumo, capivara filhote volta à natureza

Animal era mantido em cativeiro por um idoso de 64 anos preso por tráfico de droga

Por Fernanda Palheta | 13/06/2024 15:36


Uma capivara filhote que foi mantida em cativeiro em uma boca de fumo no bairro Vila Santa Catarina, em Dourados, cidade a 224 quilômetros de Campo Grande, voltou para a natureza na manhã desta quinta-feira (13).

A subcomandante do 2º Batalhão da PMA (Policia Militar Ambiental), major Thamara Moura, explicou que antes a capivara passou por uma avaliação sanitária. "Como não havia sinais de que o animal havia sido domesticado ela foi solta próximo a um córrego em seu habitat natural", disse.

Ela conta que é a primeira vez que uma capivara é resgatada pelo batalhão. "O resgate mais comum de animais em cativeiro são aves, como papagaio, e até cobras, mas nunca tinha visto capivara".

A major reforça que a captura de animais silvestres é crime. A legislação proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre sem autorização ou licença.

A PMA foi acionada pela Polícia Civil após busca e apreensão na casa de um idoso, de 64 anos. A capivara filhote estava no quintal presa em um cercado. O idoso confessou que capturou animal e levou para casa para manter em cativeiro, mas não disse o porquê, apenas que achou "fofo". Ele foi autuado e pagará multa de R$ 500,00.

Capivara filhote após ser regatada em cativeiro na noite desta quarta-feira (12), em Dourados (Foto: PMA/ Divulgação)
Capivara filhote após ser regatada em cativeiro na noite desta quarta-feira (12), em Dourados (Foto: PMA/ Divulgação)


Tráfico de drogas - De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia foi acionada após denúncias apontarem o local como um ponto de distribuição e uso de drogas. Ao abordarem um homem que deixou a casa de bicicleta, a polícia encontrou um papelote com crack.

Na sequência os policiais entram no imóvel e, segundo o boletim, várias pessoas "com aspecto de usuárias de drogas" estavam no local. Em busca na residência, foram encontrados frascos contendo pedras de crack, um saco plástico com maconha e resquícios de drogas em outros frascos. O idoso, dono da casa, foi preso por tráfico de drogas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias