ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Baixa umidade coloca Aquidauana entre as cidades mais secas do País

Município, a 141 km da Capital, teve índice de 16% na tarde desta terça-feira (23)

Por Gustavo Bonotto | 23/09/2025 15:58
Baixa umidade coloca Aquidauana entre as cidades mais secas do País
Vista aérea de Aquidauana, situada a 141 quilômetros de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Aquidauana, município a 141 km de Campo Grande, registrou 16% de umidade relativa do ar na tarde desta terça-feira (23), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O índice está entre os menores do país, em meio ao alerta de tempo seco emitido pelo órgão. A baixa umidade aumenta riscos à saúde e exige cuidados redobrados da população.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, registrou umidade relativa do ar de 16% nesta terça-feira, colocando-a entre as cidades com menores índices no Brasil, segundo o Inmet. A baixa umidade, que aumenta riscos à saúde, exige cuidados como evitar exercícios ao sol, usar soro fisiológico e aumentar a ingestão de líquidos. Crianças e idosos são os mais vulneráveis. Temperaturas elevadas intensificam o alerta de tempo seco. Oeiras (PI) atingiu 41,2°C. Em Mato Grosso do Sul, a umidade varia entre 20% e 30%, com temperaturas chegando a 32°C. O Inmet alerta para estado de atenção com umidade abaixo de 30% e alerta máximo abaixo de 20%. O estado tem enfrentado baixa umidade nos últimos anos, com índices críticos, comparáveis ao deserto do Saara.

Os menores valores no Brasil foram medidos em Delfino (BA), com 13%, e Oeiras (PI), com 15%. Além de Aquidauana, Caicó (RN) também entrou na lista, com 18% de umidade relativa. O levantamento considera medições feitas até as 15h.

No mesmo período, o calor intenso se destacou no Piauí e na Bahia. Oeiras (PI) marcou 41,2°C, Picos (PI) chegou a 38,9°C, Ibotirama (BA) teve 38,8°C e Corrente (PI) registrou 38,4°C. As temperaturas elevadas reforçam o cenário de alerta combinado com a seca.

Em Mato Grosso do Sul, a variação prevista para esta semana é de 20% a 30% de umidade no período da tarde, com temperaturas chegando a 32°C em algumas regiões. Campo Grande, por exemplo, teve mínima de 13,6°C pela manhã e máxima de 26°C durante o dia, mostrando a amplitude térmica típica da primavera. Já Corumbá deve alcançar até 30°C, enquanto Dourados deve registrar 25°C.

O Inmet alerta que índices abaixo de 30% já são considerados estado de atenção e, abaixo de 20%, estado de alerta máximo. Nessas condições, é recomendado evitar exercícios sob o sol, usar soro fisiológico para aliviar irritações nas vias respiratórias, manter ambientes úmidos e aumentar a ingestão de líquidos. Crianças e idosos são os mais vulneráveis.

Nos últimos anos, Mato Grosso do Sul tem enfrentado sucessivas ondas de baixa umidade durante o inverno e a primavera. Em 2024, o Estado registrou índices de apenas 11% em algumas cidades, um patamar comparável ao do deserto do Saara.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.