Campo Grande teve outubro 1ºC mais quente do que a média
Além disso, o volume de chuva foi 42% menor que o esperado para todo o mês na Capital
Campo Grande teve um desvio significativo na média das temperaturas máximas observadas em outubro. O valor ficou 1ºC acima do normal para o período.
O dia 5, um domingo, foi o mais quente do mês. Os termômetros chegaram a 37,4ºC na Capital.
- Leia Também
- Campo Grande amanhece com friozinho e nevoeiro após 6 dias de chuvarada
- Chuvas atingem 49 municípios do Estado e rajadas chegam a 80,3 km por hora
A média é calculada com base no balanço das temperaturas máximas registradas ao longo de 30 anos. Ela é de 31,3ºC, mas encerrou o mês em 32,3ºC.
As temperaturas mínimas também tiveram um desvio. Ele foi de 0,3 em relação à média, que é de 20ºC, porém, ficou em 20,3ºC.
As chuvas também fugiram do esperado. O volume registrado em todas as estações meteorológicas de Campo Grande ficou 42% abaixo da média histórica.
Todos os dados foram analisados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) e divulgados nesta terça-feira (18).
No Estado - No Estado, o mesmo mês produziu extremos meteorológicos em outras cidades de Mato Grosso do Sul. Um deles foi o índice de umidade relativa do ar de 12% em Água Clara e Três Lagoas, nos dias 5 e 6 de outubro, respectivamente.
A maior rajada de vento registrada foi de 145 km/h em Santa Rita do Pardo, no dia 13 de outubro, um outro extremo.
De 63 pontos monitorados quanto às chuvas, 45 pontos registraram volume abaixo da média histórica. Apenas 16 tiveram valores acima do esperado e dois ficaram dentro da média histórica. Mundo Novo teve o maior acumulado no Estado, com 313,6 mm, o que representa um desvio positivo de 81% em relação à média do período.
A maior temperatura no Estado foi observada em Água Clara: 41,7°C nos dias 5 e 6 de outubro. Já a mínima mais baixa foi registrada em Corumbá, na estação instalada na Fazenda Campo Zélia: 8,9°C no dia 8 de outubro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


