ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Capital registra até 6 incêndios por dia e falta de chuva aumenta casos

Caroline Maldonado | 14/07/2014 12:48

Desde o início do mês, o Corpo de Bombeiros registra em média 6 incêndios por dia em terrenos baldios e pastagens, em Campo Grande. Somente até a última quarta-feira (9) foram 54 focos. O índice é preocupante se comparado ao do mesmo período do ano passado, quando foi contabilizada média de 2,3 incêndios por dia, totalizando 72 focos no mês.

O motivo dos altos índices são as chuvas, que neste mês ocorreram entre os dias 7 e 10, mas com pouca intensidade, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul). “Neste mês choveu somente 5,2 milímetros até agora, então não choveu praticamente nada ainda. A maior chuva foi dia 7, que teve apenas 3 milímetros”, destaca a meteorologista do Cemtec, Cátia Braga.

No mesmo mês do ano passado, o total de chuva foi de 51 milímetros, sendo que apenas no dia 1º de julho houve uma chuva de 44,6 milímetros. “O número menor de incêndios em julho do ano passado pode ser justificado por essa chuva, que começou as 7h e terminou as 16h da tarde. Ela teve o pico máximo das 7h as 8h, quando choveu 26,8 milímetros”, explica a meteorologista.

Segundo a meteorologista, em julho de 2013 choveu 24,4 % a mais do que é normal no mês todo. Somente a chuva de 1º de julho equivaleu a 8% a mais do que o esperado para o período. A média esperada para os meses de julho é de 41 milímetros e as chuvas do mês todo foram 44% acima desta média. Quanto aos ventos, que são de até 38 quilômetros por hora, não houve muita alteração na média, de acordo com Cátia.

Os dados levantados pelo Cemtec são da estação meteorológica do Inemet (Instituto Nacional de Meteorologia), que fica na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias