ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Capital tem 358 pedidos de corte de árvores aguardando parecer

De acordo com a secretaria de meio ambiente, análises são feitas em até 90 dias após formalização do pedido

Jhefferson Gamarra | 19/08/2022 14:18
Queda de galho de árvore após forte vento na Vila Almeida (Foto: Henrique Kawaminami)
Queda de galho de árvore após forte vento na Vila Almeida (Foto: Henrique Kawaminami)

Até ontem (18), 358 pedidos de remoção de árvores aguardavam parecer técnico da Prefeitura de Campo Grande, segundo dados da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana). De acordo com a pasta, apenas em 2022 foram realizadas cerca de 900 vistorias em diversas regiões da Capital.

Os pedidos de remoções de árvores devem ser feito na Ouvidoria Municipal, através do telefone 156 ou presencialmente na Central do Cidadão, dependendo de cada caso. Após formalizada, a solicitação é encaminhada ao setor de arborização para uma analise de um auditor fiscal, que irá até o local em um prazo de até 90 dias. Após o fiscal realizar a vistoria in loco, a secretária de meio ambiente emite um comunicado ao solicitante autorizando ou não as podas e remoções.

Em caso de laudo favorável, a execução do serviço é encaminhada à Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), caso o proprietário não queira aguardar a execução por parte do município, o mesmo poderá contratar um profissional para realizar o serviço. Vale ressaltar que dentro do imóvel a prefeitura não realiza ou executa o serviço de remoção, somente faz a vistoria.

Sobre os pedidos de poda ou remoção, quando a árvore estiver localizada em frente a um imóvel ou dentro do terreno, somente o proprietário ou um representante legal poderá formalizar processo administrativo solicitando a poda ou remoção da árvore, presencialmente na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão).

Quando a árvore estiver localizada em praças ou canteiros públicos qualquer cidadão poderá solicitar a poda ou remoção, neste caso, entrando em contato por meio da central de Atendimento 156 – Fala Campo Grande, informando corretamente a localização da árvore.

Nos siga no Google Notícias