ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Chuva interrompe 30 dias de estiagem e anuncia frio no fim de semana

Em junho choveu só 40% do esperado para o mês em Dourados, segundo levantamento do Guia Clima da Embrapa

Helio de Freitas, de Dourados | 03/07/2019 14:31
Chove nesta tarde em Dourados e temperatura cai no fim de semana (Foto: Helio de Freitas)
Chove nesta tarde em Dourados e temperatura cai no fim de semana (Foto: Helio de Freitas)

Depois de 30 dias sem chuvas expressivas, voltou a chover nesta quarta-feira (3) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, já foram registrados 2,3 milímetros de precipitação em dez minutos, mas a chuva é calma. A temperatura é de 21 graus.

A chuva já era esperada, assim como as baixas temperaturas que devem ocorrer no fim de semana em Mato Grosso do Sul. Os principais institutos de pesquisa do país anunciam mínimas de até 1 grau em Dourados, Ponta Porã e Amambai.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por exemplo, prevê mínima de 11 e máxima de 22 graus amanhã. Na sexta-feira (5), a previsão é de mínima de 12 graus e de 4ºC no sábado e domingo. Já o Climatempo indica mínima de 5 e máxima de 18 graus na sexta e mínima de 3 e máxima de 16 no sábado.

Junho seco e quente – Apesar de região estar sob influência do fenômeno El Niño, choveu pouco em Dourados em junho, assim como foi em abril e maio. Conforme a Embrapa, a chuva em Dourados foi de 25 mm, menos de 40% da média histórica do mês, 70 mm. Houve apenas dois dias com chuvas superiores a 3 mm e a maior chuva foi de 15 mm, em 2 de junho.

As temperaturas foram altas, assim como nos três meses anteriores. Foi o segundo junho mais quente em 41 anos, superado apenas por junho de 2005.

A temperatura média em Dourados foi 21.2°C, quase três graus superior à média histórica do mês, 18,4°C. A média das máximas foi 28,3°C, três graus e meio superior à normal, 25°C.

Em 12 dias as temperaturas superaram 30°C, atingindo 32,9°C em 30 de junho, a temperatura mais alta registrada em junho em 41 anos. Não houve registro de temperaturas inferiores a 10°C e a mínima do mês foi 10,1°C, em 6 de junho.

Nos siga no Google Notícias