ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Chuva não vem e meteorologia atribui ao tal "sistema de alta pressão"

Renata Volpe Haddad | 27/09/2017 11:55
Sistema de alta pressão acaba impedindo a formação de nuvens e chuvas em MS. (Foto: Marina Pacheco)
Sistema de alta pressão acaba impedindo a formação de nuvens e chuvas em MS. (Foto: Marina Pacheco)

Previsão de chuvas em Mato Grosso do Sul persiste desde a semana passada, dando esperança para a população para acabar com o clima seco. Porém, em Campo Grande por exemplo, as chuvas não caíram por causa de um sistema de alta pressão que intensificou muito nos últimos dias de inverno, conforme a explicação dos meteorologistas.

Segundo a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de MS, Franciane Rodrigues, a estiagem em Campo Grande completa 40 dias nesta quarta-feira (27).

"Nesse ano houve atraso nas chuvas que eram para acontecer a partir do dia 10 aqui no Estado. Ano passado, por exemplo, na Capital, as chuvas começaram dia 03 de setembro em forma de pancadas. Hoje estamos em 40 dias de estiagem aqui na cidade", explica.

Isso é causado por um sistema de alta pressão. "Nos últimos dias de inverno, o sistema intensificou muito, impedindo a formação de nuvens de chuvas. Mas, esse sistema já começa a se deslocar gradativamente para o nordeste do Brasil".

Esse deslocamento gradativo já permitiu algumas chuvas na região sul e sudoeste do Estado. "As chuvas aconteceram devido a passagem de frentes frias que ocorreram nos últimos dias que intensificaram a formação de nuvens na região. Enquanto isso, as demais áreas ainda sofrem com a interferência da massa de ar seco, mesmo enfraquecida", explica Franciane.

A boa notícia é que, a partir de sexta-feira (29) e sábado (30) essa massa de ar seco já terá deslocado inteiramente. "Com isso, permitindo pancadas de chuvas aqui em Mato Grosso do Sul, fazendo com que as frentes frias já chegam com mais intensidade e essas chuvas beneficiaram todas as regiões do Estado", conclui.

Confira na tabela a seguir, a última chuva registrada em sete municípios de Mato Grosso do Sul e o total de estiagem:

 

MunicípiosÚltima chuvaDias de estiagem
Campo Grande     18/08           40 
Pantanal- Nhumirim     18/08           40
Miranda     19/08           39
Paranaíba     20/08           38
Cassilândia     21/08           37
Dourados     23/08

            35

Fonte: Cemtec

Nos siga no Google Notícias