ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Com piora das queimadas, curso de combate a incêndios abre turmas no interior

Entre as técnicas ensinadas no curso, está o abafamento, isolamento e resfriação do solo

Gabrielle Tavares | 23/07/2022 11:10
Curso ensina técnicas de abafamento para apagar incêndios nas zonas rurais. (Foto: Divulgação/Senar-MS)
Curso ensina técnicas de abafamento para apagar incêndios nas zonas rurais. (Foto: Divulgação/Senar-MS)

O período de estiagem em Mato Grosso do Sul já começou e com a intensificação das queimadas no Pantanal, curso gratuito ensina estratégias para prevenir e combater incêndios em áreas rurais.

As próximas turmas começarão nos dias 1º e 2 de agosto, em Iguatemi; dias 2 e 3, em Dois Irmãos do Buriti; e dias 3 e 4, em Japorã. As inscrições podem ser feitas nas unidades sindicais de cada município.

O treinamento é oferecido pelo Senar-MS, com carga horária de 16h. Entre as técnicas ensinadas, está o abafamento, isolamento e resfriação do solo. Além de abordar a legislação vigente sobre o combate às queimadas, procedimentos de primeiros socorros, uso adequado dos equipamentos de proteção necessários, entre outros.

“Os principais causadores do fogo são pontas de cigarro lançadas às margens das estradas ou em terrenos baldios, o rompimento de cabos de energia e a manutenção de máquinas.”, destaca o instrutor do Senar-MS, Ramiro Juliano da Silva.

Queimadas - De janeiro a julho, o Pantanal já perdeu mais área por incêndios que no mesmo período, no ano passado. O aumento no território queimado foi de aproximadamente 29%, de 99,5 mil para 128,9 mil hectares.

Os dados são do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Neste ano, a região que mais teve destruição foi o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (13%), seguido pela Terra Indígena Kadiwéu (3%).

Nos siga no Google Notícias