ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Combate a incêndio é intensificado no Parque Nacional do Pantanal, divisa com MT

São mais de 815 mil hectares de vegetação nativa, de acordo com o Ibama

Por Gabriel Neris | 03/08/2020 17:39



A Operação Pantanal II precisou intensificar as ações de combate as queimadas em vegetação no Parque Nacional do Pantanal, na divisa com Mato Grosso. São mais de dez dias de trabalho consecutivos com mais de 300 militares e civis e cinco aeronaves.

Além das ações realizadas em Corumbá e Ladário, a força-tarefa foi estendida no Estado vizinho com a propagação do fogo. São mais de 815 mil hectares de vegetação nativa, de acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O tenente-coronel Huesley Silva, do Corpo de Bombeiros, e o contra-almirante Sérgio Guida, da base naval da Marinha, sobrevoaram a região para iniciar o planejamento de ações de combate na divisa com Mato Grosso.

O avião cargueiro Hércules, C130, voltou a ser utilizado para eliminação de focos em um raio de 50 km de Corumbá. Foram quatro lançamentos de água, quase 50 mil litros, durante o dia.

Policiais militares ambientais visitaram ribeirinhos do Rio Paraguai, alertando moradores sobre os perigos com pequenos focos de incêndio, principalmente com a queimada para limpeza de áreas de lavoura e pastagem.