ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Corpo de Bombeiros registra aumento de 75% nas queimadas em um mês

Renata Volpe Haddad | 26/06/2017 12:17
Corpo de Bombeiros foram solicitados para apagar 237 incêndios em vegetação apenas em maio. (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Corpo de Bombeiros foram solicitados para apagar 237 incêndios em vegetação apenas em maio. (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)

Típico do outono e inverno, a baixa umidade do ar tem contribuído para o aumento de 76,9% das queimadas no último mês em Campo Grande.  Em Mato Grosso do Sul, o número é 18% maior em um ano.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, registrou em abril, 134 ocorrências de incêndios em vegetação. Em maio, o número subiu para 237, um crescimento de quase 77%.

Ainda segundo a corporação, o que contribui para esse aumento de queimadas, além do tempo seco, é a população que ainda utiliza fogo para limpar terrenos. Com a falta de chuvas, os ventos intensificam as chamas.

Conforme dados mais recentes do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até 25 de junho deste ano, ou seja, até ontem, foram notificadas 964 queimadas em todo o Estado. Este número é 18% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

E as queimadas só têm aumentado com o passar dos anos. De 2011 para 2012, os incêndios em vegetação aumentaram 85% e de 2014 para 2015, cresceu 31%. Mato Grosso do Sul está entre os Estados com mais focos de queimadas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, usar fogo para limpar terrenos é crime, sendo que o autor pode ser multado e preso. É alertado também que em tempos de seca, um fogo aparentemente pequeno, pode sair do controle.

Os bombeiros alertam para que a população não jogue cigarro às margens de rodovias ou próximos de qualquer tipo de vegetação, nem lixos, latas de metal, cacos e garrafas de vidro, pois esses materiais podem se aquecer ao sol e dar origem as queimadas.

Nesta segunda-feira (26), a umidade mínima relativa do ar estará em 25%, ou seja, muito abaixo do recomendado que é 60%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Nos siga no Google Notícias