ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Decoada tem causado mortandade de peixes pequenos no Pantanal

Renata Volpe Haddad | 22/02/2016 16:48
Peixes pequenos como piranha e piau, são os mais afetados com a decoada. (Foto: Direto das Ruas)
Peixes pequenos como piranha e piau, são os mais afetados com a decoada. (Foto: Direto das Ruas)

A decoada, fenômeno relacionado a cheia dos rios do Pantanal  nesta época do ano, tem causado a mortandade de peixes pequenos nas regiões de Albuquerque, distrito de Corumbá e Porto Guarani, em Porto Murtinho. O fenômeno causado por inundações de rios, como o Negro e Abobral que desaguam no Aquidauana e Miranda, baixam o oxigênio das águas, causando a morte dos animais.

Conforme a pesquisadora da área de limnologia da Embrapa Pantanal, Márcia Divina de Oliveira, a cor da água fica escura e o oxigênio fica baixo. "A morte de peixes geralmente pequenos, ocorrem em áreas isoladas, mas nada que chame muito a atenção ou afete a natureza, já que a decoada é comum e acontece todos os anos", explica.

Outro fator que está ligado ao oxigênio baixo das águas dos rios nesta época é a decomposição das plantas que estavam secas e com as inundações, se desintegraram. "Quando está muito seco e as plantas dos rios recebem uma grande quantidade de água, que são as inundações, elas se decompõem e liberam dióxido de carbono, baixando o oxigênio. Os peixes acabam morrendo quando tem temperatura alta, ph baixo e oxigênio baixo", avalia.

O fenômeno acaba geralmente em maio, quando é freada pelas frentes frias. "Quando começa a esfriar, a decoada vai acabando, mas demora um certo tempo, pois a temperatura da água demora a cair", explica.

O fenômeno comum, deixa a água do rio suja e com oxigênio baixo. (Foto: Direto das Ruas)
O fenômeno comum, deixa a água do rio suja e com oxigênio baixo. (Foto: Direto das Ruas)

De acordo com o diretor presidente do Ecoa (Ecologia e Ação), André Luiz Siqueira, peixes pequenos como piranha e piau, são os que morrem com a decoada. "As comunidades ribeirinhas que acabam percebendo a morte desses animais porque acompanham diariamente o que acontece com o rio, mas isso não é algo que cause impacto local", comenta.

Siqueira explica que a decoada mais intensa ocorre na Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul. "Como na área existe uma biomassa grande protegida, o rio enche e acaba sujando a água e matando os peixes do lugar, mas o pico da cheia acontece neste local em maio", informa.

Porém, como está chovendo bastante nessas regiões de Corumbá e Porto Murtinho, isso ajuda a elevar o oxigênio dos rios. "As chuvas ajudam a amenizar a decoada, pois injeta água nova e recicla o oxigênio", finaliza.

Nos siga no Google Notícias