ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Dourados tem madrugada com chuva de 45 mm e vento de 32 km/hora

Volume de chuva acumulado no mês supera os 145 mm e já é o triplo da média de agosto

Helio de Freitas, de Dourados | 18/08/2022 07:15
Chuva continua na manhã desta quinta-feira em Dourados; só hoje são 45 mm (Foto: Adilson Domingos)
Chuva continua na manhã desta quinta-feira em Dourados; só hoje são 45 mm (Foto: Adilson Domingos)

Nas últimas sete horas, choveu a mesma quantidade esperada para todo o mês de agosto em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A chuva começou ainda na noite de ontem (17), mas foi na madrugada que o temporal se tornou mais intenso, com trovoada e ventos de até 32 quilômetros por hora. Ainda não há ocorrência de estragos.

Segundo o Guia Clima, serviço de meteorologia da Embrapa Agropecuária Oeste, de 0h desta quinta-feira até 7h, foram 46,9 milímetros. O acumulado de agosto é de 145 milímetros – três vezes a média histórica do mês, que é de 48 milímetros.

Chove em Rio Brilhante, a 161 km da Capital, onde a Embrapa também mantém estação agrometeorológica. São 40 milímetros nas últimas 24 horas – 14,4 dos quais nesta quinta-feira.

A chuva também continua em toda a região de fronteira com o Paraguai. Em Amambai, a 360 km de Campo Grande, chove sem parar desde 21h de ontem. Também chove em Ponta Porã, onde a temperatura estava em 13 graus durante a madrugada.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva deve continuar em toda a região sul até o início da tarde. Em Dourados, a temperatura começa a cair no início da noite, com previsão de 14 graus às 18h. À meia-noite, a temperatura deve estar em 10 graus, caindo gradativamente durante a madrugada até atingir 7 graus às 6h.

Outros serviços de meteorologia, como o Meteoblue e o Climatempo, preveem frio ainda mais intenso na região, com mínimas chegando a 2 graus e risco de geada de intensidade moderada.

O Inmet renovou os alertas de tempestade e de acumulado de chuva, com perigo potencial para Mato Grosso do Sul. Há previsão de precipitação de até 100 mm no dia, ventos intensos (de 60 a 100 km/h), queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, transbordamentos de rios e de alagamentos.

Nos siga no Google Notícias