ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Em 2022, área queimada no Pantanal já é 26% maior que no ano passado

Bioma pantaneiro teve incendiados, neste ano, cerca de 134 mil hectares

Guilherme Correia | 25/07/2022 08:49
Área queimada por incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Corpo de Bombeiros Militar)
Área queimada por incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Corpo de Bombeiros Militar)

Neste ano, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Pantanal sul-mato-grossense teve cerca de 134 mil hectares queimados. Esse território equivale a 470 vezes a área do Parque dos Poderes, na Capital, que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem 285 hectares.

Na comparação com o mesmo período, em 2021, houve um aumento de aproximadamente 26%. Ainda assim, o índice é menor que o verificado em 2020, quando foram 450,2 mil hectares.

Somente na manhã deste domingo (24), duas equipes de brigadistas combateram focos de incêndio no Pantanal do Abobral. Na região do Nabileque, foram três guarnições. Já nos municípios de Coxim e Miranda, além do Paraguai-Mirim, trabalho de prevenção e treinamento foi feito.

Em 2021, os Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apontaram que a maior parte (60%) das queimadas no bioma, que resultaram em "impactos incalculáveis à biodiversidade, à saúde humana e à economia", têm como principal hipótese ligação com atividades agropastoris.

Nos siga no Google Notícias