ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Em 30 anos, mais de 19 mil hectares de mata atlântica são regenerados em MS

Renata Volpe Haddad | 06/02/2017 17:13
Amambai foi o município de MS que apresentou mais áreas regeneradas de mata atlântica em 30 anos. Foto: Divulgação)
Amambai foi o município de MS que apresentou mais áreas regeneradas de mata atlântica em 30 anos. Foto: Divulgação)

Em 30 anos, entre 1985 e 2015, Mato Grosso do Sul regenerou 19.117 hectares, equivalente a 191.17 km² de mata atlântica, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que monitora a distribuição espacial do bioma.

Conforme dados da Fundação SOS Mata Atlântica e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgados nesta segunda-feira (6), Amambai foi o município que apresentou mais áreas regeneradas no período avaliado, num total de 1.947 hectares, seguido de Corumbá com 1.674 hectares, Ponta Porã 1.090, Juti 1.060 hectares e Tacuru com 1.053 hectares regenerados.

A Mata Atlântica cobria originalmente 18% da área de Mato Grosso do Sul, ou seja, pouco mais de 6,3 milhões de hectares. Atualmente, restam apenas 707.136 mil hectares do bioma, que representa 11,1% desse total.

Nos últimos 30 anos foram desmatados 42.816 mil hectares de Mata Atlântica no Estado. Dos 79 municípios sul-mato-grossenses, 52 têm ocorrência da Mata Atlântica.

De 100 cidades que mais desmataram nos últimos 30 anos, quatro estão em Mato Grosso do Sul. Não foram divulgados os nomes dos municípios.  A área total desmatada é de 19.899 mil hectares, ou cerca de 198,99 quilômetros quadrados.

O estudo analisa principalmente a regeneração sobre formações florestais que se apresentam em estágio inicial de vegetação nativa, ou áreas utilizadas anteriormente para pastagem e que hoje estão em estágio avançado de regeneração. Tal processo se deve tanto a causas naturais, quanto induzidas por meio do plantio de mudas de árvores nativas.

MS teve mais de 19 mil hectares de áreas regeneradas. (Foto: SOS Mata Atlântica)
MS teve mais de 19 mil hectares de áreas regeneradas. (Foto: SOS Mata Atlântica)

Redução de desmatamento - Nos últimos 30 anos, houve uma redução de 83% do desmatamento do bioma.

De acordo com a diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, sete dos 17 estados da Mata Atlântica já apresentam nível de desmatamento zero. “Agora, o desafio é preservar o que resta e recuperar as florestas nativas que perdemos.Embora o levantamento atual não assinale as causas da regeneração, ou seja, se ocorreu de forma natural ou se decorre de iniciativas de restauração florestal, é um bom indicativo de que estamos no caminho certo”, afirma.

A Mata Atlântica está distribuída ao longo da costa atlântica do país, atingindo áreas da Argentina e do Paraguai nas regiões Sudeste e Sul. De acordo com o Mapa da Área, a Mata Atlântica abrangia originalmente 1.309.736 km2 no território brasileiro.

Seus limites originais contemplavam áreas em 17 estados: PI, CE, RN, PE, PB, SE, AL, BA, ES, MG, GO, RJ, MS, SP, PR, SC e RS. Nessa extensa área vivem atualmente mais de 72% da população brasileira.

Nos siga no Google Notícias