Em 48 horas de fiscalização, 2 proprietários rurais são autuados por queimadas
Um caso teve corte de árvores e queima de lenha; no outro, vegetação foi incendiada em cinco leiras
Dois proprietários rurais foram autuados por uso indevido do fogo em menos de 48 horas após o início da Operação Focus, lançada no dia 4 de agosto pela Polícia Militar Ambiental em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). As infrações ocorreram em Paranaíba e Sonora, durante fiscalizações realizadas pelas equipes de Aparecida do Taboado e Coxim.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na quarta-feira, 6 de agosto, a equipe da PMA de Aparecida do Taboado foi acionada após alerta emitido pelo sistema de monitoramento do Comando de Policiamento Ambiental. No local, na zona rural de Paranaíba, os policiais encontraram corte de árvores nativas isoladas e queima de material lenhoso disposto em fileiras. Nenhuma das ações possuía autorização ambiental.
O proprietário será multado em R$ 300 por hectare desmatado e R$ 3 mil por hectare queimado ilegalmente. A área total ainda será determinada com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do imóvel.
No dia seguinte, quinta-feira, a equipe da PMA de Coxim se deslocou até o município de Sonora após a detecção de focos de calor. No local, foram encontradas cinco leiras de vegetação já queimadas, com vestígios de cinzas e fumaça. O responsável foi autuado administrativamente e orientado sobre a legislação ambiental.
As autuações fazem parte dos primeiros resultados da Operação Focus, que vai até o fim de dezembro. A ação intensifica o combate a queimadas ilegais e incêndios florestais, com apoio de tecnologia de monitoramento em tempo real e foco na responsabilização de infratores em flagrante.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.