ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Empresa será multada pela segunda vez por abandonar tonéis de piche na BR-262

Nícholas Vasconcelos e Viviane Oliveira | 05/12/2012 19:31
Tonéis de piche e betume foram abandonados na BR-262. (Foto: Divulgação)
Tonéis de piche e betume foram abandonados na BR-262. (Foto: Divulgação)
Material usado para fabricação de asfalto foi retirado pelo Dnit. (Foto: Divulgação)
Material usado para fabricação de asfalto foi retirado pelo Dnit. (Foto: Divulgação)

Uma empreiteira de Belo Horizonte (MG) vai ser multada pela segunda vez em menos de dois meses por abandonar oito tonéis de piche e betume às margens da BR-262 em Miranda, a 201 quilômetros da Capital. A empresa, contratada para executar uma obra na rodovia, abandonou os reservatórios no local depois de decretar falência.

O material usado para fabricação de asfalto esquenta e vaza dos tonéis durante o dia e a noite se condensa, criando uma camada que prende os animais. No local é possível ver quatro lagartos, uma cobra e caranguejo que ficaram presos nos produtos.

O motorista Erci Caxias, 64 anos, contou que seguia para Corumbá quando parou e viu o crime ambiental. “Foi uma revolta muito grande, o Pantanal é patrimônio de todos nós”, desabafou.

Em setembro a empreiteira foi multada em R$ 50 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e uma nova multa deve ser aplicada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Hoje equipes do Imasul e da Comissão Estadual de Produtos Perigosos vistoriaram a área afetada no trecho da rodovia, que fica a 85 quilômetros de Miranda.

Segundo o major César Freitas Duarte, da PMA, explicou a empresa foi obrigada a retirar o piche, mas não realizou a limpeza e que na época não havia vazamento. “A área afetada é de três mil metros quadrados, o que corresponde a três campos de futebol”, explicou.

Freitas explicou que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) foi comunicado e removeu o produto nesta terça-feira com o auxilio de uma pá carregadeira.

Nos siga no Google Notícias