ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Estudo que privatiza Parque das Nações e Gruta do Lago Azul fica para julho

Serão avaliados pontos como logística, infraestrutura dos locais e modelo de concessão a ser adotado para os parques

Aline dos Santos | 27/01/2021 11:42
Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, está nos planos de concessão do governo. (Foto: Arquivo)
Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, está nos planos de concessão do governo. (Foto: Arquivo)

Estudo para privatizar o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, e a Gruta do Lago Azul de Bonito deve ser concluído pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) até julho.

Ao todo, está nos planos do governo a concessão de cinco parques estaduais: Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul de Bonito.  Os parques do Prosa e das Nações ficam na Capital.

De acordo com o portal de notícias do governo, a administração estadual e o BNDES fazem reuniões semanais e deve concluir até o final do semestre o estudo que avalia se os locais estão aptos para concessão à iniciativa privada.

Após a fase de capacitação e levantamento de dados, o próximo passo é a realização do estudo de viabilidade dos parques.

“Estamos na fase de levantamento de dados, estudo da legislação e busca por documentação, fazendo reuniões semanais com o BNDES e equipes de consultoria para a produção deste projeto”, afirma a coordenadora de Parcerias da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), Gabriela Rodrigues.

Monumento Natural Gruta do Lago Azul de Bonito também está em estudo para privatização.
Monumento Natural Gruta do Lago Azul de Bonito também está em estudo para privatização.

Serão avaliados pontos como logística, infraestrutura dos locais e modelo de concessão a ser adotado para os parques. O contrato de parceria foi firmado em dezembro de 2020.

Além dos cinco parques estaduais que farão parte deste estudo, o programa também vai avaliar o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Outro projeto em pauta é da concessão do Parque Estadual do Pantanal de Rio Negro, que passará por estudo através do Ministério do Turismo.

Nos siga no Google Notícias