ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Fogo destruiu 778 mil hectares de área pantaneira em 2021

Apesar de alarmante, o número é menor do que o registrado nos últimos 2 anos

Jhefferson Gamarra | 22/09/2021 07:52
Militares realizando combate noturno em locais de incêndio na região pantaneira. (Foto: Divulgação)
Militares realizando combate noturno em locais de incêndio na região pantaneira. (Foto: Divulgação)

Relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (21), aponta que de janeiro a setembro deste ano, 778 mil hectares do Pantanal foram consumidos pelo fogo. Apesar de alarmante, o número é menor do que o registrado nos últimos 2 anos.

No mesmo período do ano passado, a área destruída pelas queimadas foi de 956 mil hectares. Em 2019, para o mesmo período o Pantanal perdeu 801 mil hectares. O número de focos de calor de janeiro a setembro de 2021 (3.150), é menor do que em 2019 (-30,89%) e em 2020 (-42,64%), no mesmo período, apesar das condições climáticas terem se agravado.

Desde 1º de junho, o Corpo de Bombeiros, com apoio da Marinha, Exército, Imasul, Defesa Civil, polícias Civil e Ambiental e prefeituras realizam uma das maiores forças-tarefas de combate e prevenção aos incêndios florestais no Pantanal, por meio da Operação Hefesto.

Nos 81 dias de operação, foram empregados 510 homens, 88 viaturas e 6 aeronaves entre Air Tractors utilizadas para despejar água em focos de incêndio e também helicópteros. Inclusive todo o efetivo de bombeiros empenhado no combate às chamas do Pantanal tiveram escala de trabalho alterada para 24h/24h e as equipes reforçadas com homens de todo o estado.

“Estamos combatendo os incêndios florestais com muito recurso operacional, contudo, a situação é crítica por vários fatores: seca prolongada e intensa, crise hídrica severa e uma geada no meio do ano, que secou ainda mais a vegetação. Mesmo nestas condições extremas, estamos controlando os incêndios, os quais são em número menor do que nos dois últimos anos”, informou o coronel Hugo Djan Leite, comandante-geral do Corpo de Bombeiros e responsável pela operação.

Nos últimos dias, as queimadas se intensificaram em várias regiões do Pantanal. Na região do Jatobazinho, norte de Corumbá, o combate está sendo realizado por uma equipe de 19 bombeiros. O maior efetivo está na sub-região do Nabileque (sul de Corumbá), com 35 militares atuando diariamente para controlar os focos nas fazendas Santa Luzia e Pensamento. Outros 30 bombeiros combatem incêndio na Fazenda Santa Eulina, na região do Paiaguás.

Aeronave utilizada no combate de incêndios. (Foto: Divulgação)
Aeronave utilizada no combate de incêndios. (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias