A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

19/12/2018 09:53

Foto do "inferno" em Miranda é real, mas e a temperatura de 51ºC?

“Impossível. Essa temperatura só no deserto do Saara”, brinca o meteorologista da Uniderp, Natalio Abrahão Filho

Viviane Oliveira
Termômetro registrou 51ºC na tarde de ontem em Miranda (Foto: Direto das Ruas) Termômetro registrou 51ºC na tarde de ontem em Miranda (Foto: Direto das Ruas)

Quem andou pelo centro de Miranda na tarde de ontem (18) se deparou com termômetro localizado na Avenida Afonso Pena marcando 51ºC. A temperatura alta que nunca foi registrada no município chamou a atenção dos moradores. Uma foto do equipamento que circula da internet é verdadeira, mas e a temperatura?

“Impossível. Essa temperatura só no deserto do Saara”, brinca o meteorologista da Uniderp, Natalio Abrahão Filho. Ele explica que realmente o termômetro marcou 51ºC, porém a informação não é verdadeira. A temperatura mais alta registrada na história de MS foi de 43ºC em Corumbá. “Esses sensores não retratam as condições térmicas, pois estão instalados de forma inadequada em lugares que alteram a estrutura de funcionamento”, diz.

Conforme o meteorologista, a maioria dos termômetros urbanos espalhados pelo Estado está instalado diretamente exposto ao sol com altura inadequada, fixado na calçada e com a estrutura pintada de preto. Situações que alteram a temperatura. Tem alguns que são feitos com componentes de plástico, o que piora ainda mais. Situação semelhante foi registrada em Bela Vista. Por lá, o termômetro registrou 40ºC.

Nesta manhã por volta das 9h30, em Campo Grande, o sol já brilhava forte (Foto: Henrique Kawaminami)Nesta manhã por volta das 9h30, em Campo Grande, o sol já brilhava forte (Foto: Henrique Kawaminami)

Um funcionário do Banco Cooperativo Sicredi, que não quis se identificar, contou que nos últimos dias está fazendo muito calor na cidade, porém é a primeira vez que o termômetro registra temperatura tão alta. “Ontem à tarde os ares-condicionados da agência não estavam dando conta, desligavam sozinhos”, diz.

Segundo Natálio, a temperatura registrada em Miranda foi de 37ºC, com sensação térmica de 41ºC. No entanto, as cidades que atingiram o ranking das dez mais quentes do País foram Três Lagoas (38,9ºC) e Porto Murtinho (38,5ºC), segundo levantamento dos valores extremos feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Apesar do calorão registrado nos últimos dias, o verão chega às 18h23 de sexta-feira (21) com os dias mais longos e noites mais curtas. “A nova estação vem com muita chuva e calorão em razão da influência do El Niño”, conforme o meteorologista. 

O Campo Grande News tentou falar com a assessoria de imprensa do Sicredi sobre o assunto, mas não conseguiu contato.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions