ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Governo assina termo para coordenar ações relativas a lixões em MS

Nyelder Rodrigues | 24/11/2016 20:27
Neves e Verruck se reuniram para assinatura de documento nesta terça-feira (Foto: Divulgação)
Neves e Verruck se reuniram para assinatura de documento nesta terça-feira (Foto: Divulgação)

O Goverdo do Estado vai coordenar as ações relativas a gestão dos municípios sobre o lixo urbano e o correto descarte, conforme a Política Nacional de Resídios Sólidos, destes materiais. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

Na tarde desta quinta-feira (24), ele assinou no TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) o documento que vai permitir ao Estado promover a articulação e a interação de atividades orientação aos municípios sobre este assunto.

Durante o encontro na Corte de Contas sul-mato-grossense, o presidente Waldir Neves enfatizou ao secretário que o TCE-MS promoveu um aprofundado estudo sobre a situação do lixo no Estado, tudo para oferecer aos gestores, caminhos para a correta destinação dos resíduos sólidos.

"O levantamento do Tribunal de Contas revelou que em 90% dos municípios não há um programa sustentável e tudo é lançado a céu aberto por meio de lixões convencionais, pondo em risco a saúde da população e comprometendo o meio ambiente". revela Neves sobre a tual situação do lixões.

Já Verruck considera que mesmo a questão do lixo sendo tida como dramática no Estado, a participação efetiva do Tribunal de Contas foi fundamental para que fosse buscado uma solução técnica para o problema dos resíduos sólidos.

"A contribuição que o TCE-MS deu até esse momento na articulação com os prefeitos, na assinatura do acordo, com os estudos técnicos, permite agora ao Estado assumir essa responsabilidade e fazer a coordenação desse projeto. Creio que pela primeira vez nós conseguimos enxergar uma solução para os resíduos sólidos através dessa proposta", frisa o secretário.

Além de Semade e TCE, também chancelaram a assinatura do termo o MPE (Ministério Público do Estado), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias