ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Grupo busca voluntários para retirar toneladas de lixo do Rio Aquidauana

Mutirão vai acontecer no dia 25 de fevereiro, de Rochedo em direção à Aquidauana, num trajeto de aproximadamente 300 km.

Anahi Gurgel | 15/02/2018 16:05
Por do sol no Rio Aquidauana, que vai receber mutirão de limpeza no dia 25 de fevereiro. Que tal participar?. (Foto: Vanilton Almeida)
Por do sol no Rio Aquidauana, que vai receber mutirão de limpeza no dia 25 de fevereiro. Que tal participar?. (Foto: Vanilton Almeida)

Empresários e pescadores apaixonados e, principalmente, preocupados com o meio ambiente estão em busca de voluntários para participar de um mutirão de limpeza no Rio Aquidauana, um dos mais importantes de Mato Grosso do Sul. O trabalho está programado para o domingo, dia 25 de fevereiro, com o desafio de retirar toneladas de lixo das águas e das margens do curso do rio entre os municípios de Rochedo e Aquidauana, ao longo de 300 quilômetros. 

Um dos organizadores do mutirão é o empresário e pescador Vanilton Almeida, conhecido como “Vavá”.

“Muitos pescadores amadores e profissionais confirmaram participação, bem como ambientalistas, ribeirinhos. Já temos suporte do poder público e estamos buscando parceria com praticantes de esportes na região, como ciclismo, corrida e stand up paddle. Todos são bem-vindos”, convida.

Pescadores e empresários na área de turismo em barco no Rio Aquidauana. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pescadores e empresários na área de turismo em barco no Rio Aquidauana. (Foto: Arquivo Pessoal)

O intuito é retirar da água e das margens uma enorme quantidade de lixo que, de acordo com Vavá, é jogada indiscriminadamente na natureza, como garrafas pet, embalagens de biscoito, cerveja, latas, plásticos.

“Poluem todo o curso do rio e podem provocar graves danos, como morte de animais, principalmente peixes”, diz.

Mais que a limpeza, queremos incentivar a conscientização nas pessoas. Temos tantas belezas, tantas riquezas para contemplar, para mostrar aos turistas; podemos aproveitar de toda essa maravilha com sustentabilidade, mas infelizmente a irresponsabilidade ainda é grande”, avalia.

O mutirão no Rio Aquidauana, que faz parte da planície do Pantanal, da bacia do Rio Paraguai, e é afluente do Rio Miranda, vai acontecer das 7h às 17h.

Os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones (67) 9 9611-3399 (Vavá) e (67) 9 9635-8824 (Ríder). 

Nos siga no Google Notícias