ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Incêndio há duas semanas consome 10 mil hectares da Serra do Amolar

Elci Holsback | 08/08/2016 12:27
(Foto: Instituto Homem Pantaneiro)
(Foto: Instituto Homem Pantaneiro)

Cerca de 10 mil hectares de vegetação já foram consumidos por um incêndio que atinge há 15 dias a Serra do Amolar, no Pantanal sul-mato-grossense. O município mais próximo é Corumbá, que fica a 419 km de Campo Grande. 

O tempo seco e a vegetação queimada, devido o forte frio que passou pela região são apontados como os principais fatores para o início do fogo, através de combustão espontânea, mas a ação humana não é descartada pelo Instituto Homem Pantaneiro, gestor da área.

Segundo o presidente da ONG (Organização não Governamental), Ângelo Rabelo a principal preocupação é que o fogo desça a serra e atinja a Reserva do Patrimônio Natural, considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) um patrimônio mundial. "No local atingido pelo fogo, no momento, há poucos animais silvestres, mas caso o fogo se expanda, poderá gerar grandes danos, devido a rica biodiversidade da região entorno", destaca Rabelo.

No momento 12 homens coordenados por um militar do Corpo de Bombeiros atuam no combate ao fogo, mas a esperança para que as chamas sejam contidas é uma mudança climática. "Estamos aguardando pela chuva, o tempo está nublado na região e esperamos que o clima colabore para acabarmos com esse incêndio", revela o presidente da ONG.

Contudo, mesmo com previsão de chuvas para vários municípios do Estado entre hoje e amanhã, na região onde ocorre o incêndio não deve chover, de acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão.

Ibama, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha colaboram na ação de contenção do fogo na região. 

Nos siga no Google Notícias