ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Inmet alerta sobre umidade do ar em “estado de emergência” de 12% em MS

Em 12 municípios, má qualidade do ar recomenda a suspensão de atividades físicas e consumo de bebidas diuréticas

Humberto Marques | 06/09/2019 15:42
Mapa de Mato Grosso do Sul divulgado pelo Inmet; área vermelha aponta região onde umidade do ar fica abaixo de 12%. (Foto: Reprodução)
Mapa de Mato Grosso do Sul divulgado pelo Inmet; área vermelha aponta região onde umidade do ar fica abaixo de 12%. (Foto: Reprodução)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta nesta sexta-feira (6) para 12 municípios da região norte de Mato Grosso do Sul, que podem enfrentar percentuais de umidade relativa do ar inferiores a 12% nesta tarde –considerado “estado de emergência” pelas autoridades de saúde. O aviso é válido até as 18h e aponta para “grande risco” de incêndios florestais e à saúde.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera apropriados à boa saúde humana percentuais de umidade do ar superiores a 60%. Quanto mais baixo o índice, maiores as chances de ocorrerem problemas de saúde, como os respiratórios e de pele e irritação nos olhos. Abaixo de 12%, o risco de ocorrerem problemas pulmonares e dores de cabeça, entre outros males, também crescem.

Da mesma forma, o tempo seco cria condições para o fogo se alastrar com facilidade.

O índice crítico de umidade deve ser sentido em regiões Alcinópolis, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e São Gabriel do Oeste.

Nas áreas afetadas, a recomendação é para que a população consuma bastante líquido, use hidratante e meios de umidificar o ambiente –como aparelhos próprios ou o uso de toalhas molhadas. Atividades físicas são nocivas em condições de tempo seco, assim como o consumo de bebidas diuréticas, como o café e as alcoólicas.

Ao todo, o Inmet aponta que a umidade do ar ficará abaixo de 30% (estado de atenção) em 33 municípios do Estado –incluindo Campo Grande e aqueles nos quais o percentual atingiu nível crítico. Em 25 deles, nas regiões norte, central e leste do Estado, a umidade relativa baixa a percentuais entre 20% e 12%, o estado de alerta.

Nos siga no Google Notícias