ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Inmet prevê até geada na periferia da Capital com chegada de frente fria

Ventos de até 65 km/h nesta 4ª-feira antecedem chegada de massa de ar polar; meteorologia prevê mínima negativa em MS no sábado

Humberto Marques | 03/07/2019 15:32
Céu nublado nesta tarde indica virada de tempo em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Céu nublado nesta tarde indica virada de tempo em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

A ventania que desde a manhã desta quarta-feira (3) atinge Campo Grande e outros municípios nas regiões central e sul de Mato Grosso do Sul, acompanhada de garoa fina, antecede a aproximação de uma frente fria que, nesta quinta (4), traz aumento de nebulosidade e chuva ao Estado, conforme prevê o Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia). Na sequência, uma massa de ar polar, fria e seca, promete derrubar temperaturas a até -1 ºC e favorecer a ocorrência de geadas entre sábado (6) e domingo (7) no sul e sudoeste e também na Capital.

A meteorologia prevê ventos intensos, de até 65 km/h, até o fim desta tarde na região da Serra de Maracaju (atingindo municípios como Campo Grande e Sidrolândia) com aumento da nebulosidade, conforme avança a frente fria sobre o Estado. Em alguns locais da Capital já garoa nesta tarde. Na quinta, podem ocorrer chuvas e queda brusca das temperaturas.

Campo Grande deve ter um dia de céu nublado e chuvas isoladas, com temperaturas entre 16 ºC e 22 ºC. O mesmo ocorre no Leste (de Cassilândia a Taquarussu), com termômetros oscilando de 17 ºC a 25 ºC.

No sul e sudoeste (Grande Dourados e fronteira com o Paraguai), ocorrem chuvas isoladas entre a manhã e a tarde, com céu fechado à noite. As temperaturas serão as mais baixas do Estado: mínima de 11 ºC e máxima de 22 ºC.

Já o Centro-Norte (de Jaraguari a Sonora) e o Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho) terão chuvas isoladas no período matutino. À noite, ocorre névoa úmida. Os termômetros oscilam de 18 ºC a 29 ºC na primeira região; e de 14 ºC a 23 ºC nos municípios pantaneiros.

Frio – Na sexta-feira (5), a massa de ar polar entra no Estado, enquanto a frente fria se desloca e concentra a chuva nas regiões central, leste, norte e Pantanal. A chuva, porém, dá lugar ao tempo seco no sul e sudoeste.

A mínima para o Estado, nessas áreas, deve chegar aos 6ºC, com máxima de 24ºC. Campo Grande terá mínima de 8ºc e máxima de 17ºC.

Sábado o frio se intensifica e as regiões do Estado devem registrar as menores temperaturas do ano, com geada no sul e sudoeste e chances de o fenômeno atingir, também, a periferia campo-grandense. O sol aparece entre poucas nuvens.

A região de Ponta Porã pode registrar temperaturas negativas, na casa de -1 ºC, chegando a 3 ºC em Campo Grande, onde os termômetros alcançam até 15 ºC e a umidade do ar deve baixar. Já a máxima no Estado deve estacionar nos 21 ºC.

Também deve gear no domingo na região sul. O céu fica entre parcialmente nublado e claro nas demais regiões. O frio continua: a mínima chega aos 2ºC no sul do Estado e aos 5ºC em Campo Grande, com máximas de 27ºC e 20ºC, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias