ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Inmet vê MS “de extremos”, com chuva intensa no sul e tempo seco no Bolsão

Previsão da meteorologia é de que calor continuará a aumentar durante a semana, mas pancadas de chuva continuam

Humberto Marques | 14/10/2019 15:09
Capital tem céu parcialmente nublado nesta tarde; expectativa é de chuvas isoladas nos próximos dias. (Foto: Paulo Francis)
Capital tem céu parcialmente nublado nesta tarde; expectativa é de chuvas isoladas nos próximos dias. (Foto: Paulo Francis)

Mato Grosso do Sul terá uma semana de chuvas isoladas em diferentes regiões, com menor intensidade no leste e no nordeste –onde, nesta segunda-feira (14), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para ocorrência de percentuais de umidade relativa do ar abaixo de 20%. Também para hoje, está em vigor alerta sobre o perigo potencial de temporais em 36 municípios do sul, sudoeste e centro-oeste do Estado.

Apesar do tempo fechado em alguns horários do dia, a expectativa é de aumento gradual nas temperaturas durante a semana, que poderão chegar a 42 ºC até sexta-feira (18).

O Inmet alerta que Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas, há perigo potencial de baixa umidade nesta tarde. O percentual de 20% é bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial de Saúde para o bem-estar humano. São recomendados cuidados com a hidratação e para que se evite exposição ao sol nos horários de maior calor.

Já em 36 municípios nas faixas sul e sudoeste do Estado, porém, a possibilidade é de chuvas intensas entre esta tarde e a manhã de terça-feira (15). Podem ocorrer chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no acumulado do dia, com ventos entre 40 e 60 km/h, nos municípios de Amambai, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Sol e chuva – Para esta terça, o Inmet prevê sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva no sul, sudoeste e centro-oeste do Estado, que devem enfrentar temperaturas mais amenas. A máxima chega aos 32 ºC em Campo Grande, onde podem ocorrer pancadas de chuvas durante todo o dia; e 29 ºC no sul e sudoeste (regiões da Grande Dourados e fronteira com o Paraguai), que pode registrar trovoadas pela manhã.

Já no Pantanal (Anastácio, Miranda, Ladário e Porto Murtinho), os termômetros vão de 21 ºC a 32 ºC, também sendo previstas chuvas em todo o dia (com trovoadas pela manhã). Também haverá chuvas isoladas no centro-norte (de Bandeirantes a Pedro Gomes e Costa Rica), onde os termômetros oscilam entre 21 ºC e 37 ºC.

Apenas no leste do Estado –faixa e Cassilândia a Taquarussu– não deve ter chuvas na terça. O dia varia entre nublado e parcialmente nublado, com ocorrência de névoa seca à tarde e umidade na casa dos 25%. A mínima prevista é de 22 ºC, com a máxima nos 38 ºC –a mais alta do Estado no dia.

Na quarta (16), a meteorologia prevê um tempo mais seco, com temperaturas amenas pela manhã e elevação à tarde. O norte e o sul do Estado devem registrar pancadas de chuva durante a tarde. A máxima chega aos 34 ºC em Campo Grande e aos 40 ºC no Estado. A temperatura se repete na quinta-feira (17), atingindo 36 ºC na Capital, mas o calor e a umidade podem causar pancadas de chuvas a partir da tarde.

Sexta, a expectativa é de temperaturas elevadas e pancadas de chuvas com trovoadas isoladas em toda a região, exceto no Nordeste. O calor em Campo Grande pode atingir 35 ºC e 42 ºC pelo Estado.

Nos siga no Google Notícias