ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Ipês eternizarão memória de servidores mortos por covid em hospital

Bosque no Hospital Regional para funcionários e pacientes relaxarem foi ideia de pediatra, vítima da covid

Caroline Maldonado | 18/09/2021 09:50
Ipê branco florido em bairro da Capital. (Foto: Arquivo/Direto das Ruas/Ramona Gimenes)
Ipê branco florido em bairro da Capital. (Foto: Arquivo/Direto das Ruas/Ramona Gimenes)

Pense em um bosque colorido e frutífero para que funcionários e pacientes de um hospital possam relaxar em contato com a natureza. A ideia é de uma das vítimas da covid-19, que trabalhava no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).

Por isso mesmo, o Bosque Arte e Terapia Dr. Virgílio Gonçalves Souza Júnior levará o nome de seu idealizador, o médico pediatra que havia levado a ideia à prefeitura de Campo Grande, antes da pandemia.

Sete mudas de ipês branco, rosa e amarelo, serão plantadas para homenagear cada um dos servidores do HRMS vitimados pela covid. As mudas serão plantadas pelos familiares e identificadas com o nome de cada funcionário. O objetivo é eternizar a memória dos servidores que dedicaram parte de suas vidas no atendimento aos pacientes.

Mudas de frutíferas e ipês darão vida a bosque no HRMS. (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul)(Foto: Paulo Francis)
Mudas de frutíferas e ipês darão vida a bosque no HRMS. (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul)(Foto: Paulo Francis)

O plantio das mudas no bosque será na quinta-feira (23), a partir das 9h, como parte das comemorações da Semana da Árvore da prefeitura da Capital.

O local terá ainda 30 mudas de espécies frutíferas do Viveiro Municipal Flora do Cerrado, dentre elas, pitanga, acerola, goiaba, jabuticaba, amora, romã e nêspera.

O espaço será voltado ao conceito de biofilia, que em outras palavras, é a necessidade de sentir bem-estar em contato, interação e relacionamento com a natureza.

Semana da Árvore - Comemorado no dia 21 de setembro, próxima terça-feira, o Dia da Árvore terá a distribuição de duas mil mudas frutíferas, no sistema drive thru, no estacionamento da CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), que fica na Rua Marechal Rondon, nº 2655, no Centro. Serão distribuídas mudas de pitanga, acerola, goiaba, jabuticaba, amora, romã e nêspera.

Amanhã (19), às 8h, a semana começa com a doação de mil mudas frutíferas à população, durante o “Domingo em Família”, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Na quarta-feira (22), será feito o plantio de espécies nativas e frutíferas na praça do Bairro Parque dos Girassóis, próximo à academia ao ar livre.

No sábado (25), às 8h, serão distribuídas 10 mil mudas frutíferas, no sistema drive thru, no Paço Municipal, entre as Ruas Barão do Rio Branco e Arthur Jorge.

No dia 29, o projeto “Recomeçar, Programa de Acompanhamento Familiar” voltado à comunidade do Parque dos Sabiás fará o plantio de 50 árvores de espécies nativas, que serão plantadas pelos próprios moradores. Também serão distribuídas 500 mudas de espécies frutíferas para a população.

Durante toda a semana, 14 mil mudas serão doadas. Entre os dias 3 e 6 de outubro, Campo Grande sediará o pré-evento do XXIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e o III Congresso Iberoamericano de Arborização Urbana 2021.

Os eventos serão virtuais, transmitidos pelo site www.virtual.cbau.eco.br. Especialistas reconhecidos internacionalmente apresentarão uma programação dedicada a refletir como a arborização urbana pode contribuir para a Década da ONU (Organização das Nações Unidas ) da Restauração dos Ecossistemas (2021-2031).

Clique aqui para conferir a programação e se inscrever.

Nos siga no Google Notícias