ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Maior da década, incêndio ameaça sítios arqueológicos de 11 mil anos em MS

Parque Estadual foi a 1ª unidade de conservação criada no Mato Grosso do Sul

Tainá Jara | 11/09/2020 16:57
Fogo consome Parque Nacional das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Fogo consome Parque Nacional das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Primeira unidade de conservação de Mato Grosso do Sul, o Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari enfrenta a maior ameaça da última década. Os focos de incêndio verificados em 2020 são os maiores dos últimos e podem consumir sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos, além de importante corredor ecológico entre cerrado e Pantanal, localizado entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, no nordeste do Estado.

Base de dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que entre 1º de janeiro deste ano até agora, foram detectados 94 focos de incêndio nos municípios que abrangem o parque. O número é mais do que o dobro do registrado no ano passado, quando 38 locais pegaram fogo. A média verificada em anos anteriores era de 42,4 focos, sendo a máxima registrada 59, em 2010, e a mínima de 3, em 2014.

Estranha ainda mais a grande quantidade de incêndio durante os primeiros dias de setembro, quando os registros podem chegar a quase zero, como mostra o levantamento feito pela reportagem do Campo Grande News, na plataforma.

(Arte: Ricardo Gael)
(Arte: Ricardo Gael)

Entre 1ª e 11 de setembro deste ano, o Inpe detectou 27 focos de incêndio na região. Num período de dez anos, o maior número tinha sido de 12, no ano de 2012. Durante pelo menos 4 anos da última década não houve qualquer ameaça de fogo no Parque Nacional.

Desde o início da semana, equipes do Corpo de Bombeiros, foram deslocadas para socorrer a unidade de conservação. Oito bombeiros, além de brigadistas e funcionários de propriedades rurais da região tentam conter as chamas.

(Arte: Ricardo Gael)
(Arte: Ricardo Gael)

Ontem e hoje, foram feitos sobrevoos a fim de monitorar os incêndios na região. De acordo com os bombeiros, a preocupação é que o fogo adentre a região de morraria e de chapada, onde o acesso é mais restrito.

Funcionários do parque acreditam que devastação como esta não foi vista nos últimos anos. Na manhã de hoje, durante transmissão ao vivo, o secretário estadual de Produção e Meio Ambiente, Jaime Verruck, demonstrou preocupação das autoridades quanto aos novos focos de incêndio verificados na região.

Nascentes do Rio Taquari – Criado em 1991, o parque partiu da iniciativa da comunidade de Costa Rica para proteção das nascentes do Rio Taquari, preocupada com a acelerada degradação dos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Taquari, uma das mais importantes do Pantanal.

Abrangendo os municípios, Alcinópolis e Costa Rica, o parque possui 30.618 hectares formando um importante corredor ecológico entre cerrado e Pantanal . Os sítios arqueológicos são outras riquezas da região, com registros de peaberus (antigas rotas) de 11 mil anos atrás e os vestígios estão em cavernas, pinturas rupestres e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região.



Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias