ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Além de Pantanal, fogo também consome região da nascente do Rio Taquari

Tempo seco e temperaturas altas dificultam o combate as chamas

Marcos Rivany e Tainá Jara | 10/09/2020 13:51
Equipe faz uso de sopradores, pás e enxadas para acabar com o fogo. (Foto: Divulgação)
Equipe faz uso de sopradores, pás e enxadas para acabar com o fogo. (Foto: Divulgação)

Após as chamas reduzirem no Pantanal sul-mato-grossense, equipes do Corpo de Bombeiros combatem, desde esta quarta-feira, focos de incêndio no Parque Estadual da Nascente do Taquari, entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, no norte de Mato Grosso do Sul, onde fica a nascente do rio de mesmo nome.

Mais de vinte pessoas, entre bombeiros, brigadistas, funcionários de fazenda e colaboradores de prefeituras fazem o controle da chamas.

Conforme, o corpo de bombeiros, até o dia 07 de setembro o fogo já havia consumido mais de 5,5 mil hectares. A equipe atuando na região desde o dia 05 e ainda não se sabe o que teria dado início a queimada.

Segundo o subtenente do corpo de bombeiro militar, o combate é feito de forma direta e indireta com uso de maquinário agrícola, sopradores, pás e enxadas. Não é possível dizer se o incêndio reduziu, mas o um voo de reconhecimento e verificação será feito nessa quinta-feira (10).

O tempo seco e as altas na temperatura dificultam a batalha contra o fogo. "Os ventos atrapalham um pouco com esse combate a incêndio", afirmou subtenente Tolentino, chefe da equipe no local. Hoje (9), Costa Rica registrou temperatura máxima de 39°C, enquanto Alcinópolis bateu a casa dos 40°C, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia. Em todo o estado, um alerta da defesa civil foi emitido por conta de uma forte onde de calor e baixa umidade.

A maioria dos focos de incêndio ainda se concentraram na região do Pantanal. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), de ontem até hoje foram registrados 114 focos de incêndio no Estado, 57% em Corumbá e 13% em Alcinópolis, onde está a nascente do Taquari.



Nos siga no Google Notícias