ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Ministério define período de emergência ambiental no Estado

Aline dos Santos | 17/04/2013 08:37
Em 2012, aeronave veio combater incêndios em Corumbá. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)
Em 2012, aeronave veio combater incêndios em Corumbá. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)

O Ministério do Meio Ambiente definiu o período de maio a dezembro como de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul. De acordo com a portaria, assinada pela ministra Izabela Teixeira, o calendário nacional de alerta para incêndios leva em consideração a ameaça iminente de focos de queimadas que historicamente se manifestam na estação seca.

A antecipação também ocorre devido à necessidade de contratação temporária de brigadistas por até seis meses para o atendimento de emergências ambientais relacionadas a incêndios florestais e queimadas.

No Brasil, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) tem autorização para contratar até 2.520 brigadistas. Em 2012, Corumbá foi o município sul-mato-grossense mais atingido pela temporada do fogo. A alta incidência de queimadas predominou entre os meses de julho e setembro.

As chamas foram combatidas com uma ajuda vinda do céu. Um helicóptero do Ibama teve que ser deslocado da Amazônia para a cidade na região do Pantanal.

A aeronave ficou no Estado por 16 dias. Na estreia, foram feitos 300 lançamentos, com nada menos que 500 litros de água cada, em incêndio próximo à cidade. Entre janeiro e inicio de setembro, Corumbá registrou 4.747 focos de incêndio.

Nos siga no Google Notícias