ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

MPMS investiga atraso na revisão do Plano de Arborização Urbana em Campo Grande

Promotoria cobra efetividade na política ambiental e destaca importância das árvores

Por Inara Silva | 27/08/2025 17:35
MPMS investiga atraso na revisão do Plano de Arborização Urbana em Campo Grande
Vista aérea mostra áreas arborizadas de Campo Grande. (Foto: Divulgação MPMS)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito para apurar o descumprimento da Lei Complementar nº 184/2011, que institui o Pedau (Plano Diretor de Arborização Urbana) do município.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul investiga o descumprimento da Lei Complementar nº 184/2011, que instituiu o Plano Diretor de Arborização Urbana (Pedau) em Campo Grande. O plano, que deveria ter sido revisado até dezembro de 2019, permanece desatualizado e sem implementação efetiva.A legislação determina que o município desenvolva programas de manejo da arborização, implante viveiros e realize ações de educação ambiental. A Procuradoria-Geral do Município foi notificada e tem 10 dias úteis para se manifestar sobre o caso, que está alinhado ao Plano Nacional de Arborização Urbana.

Segundo a 42ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Grande,  o plano, que deveria ter sido revisado até dezembro de 2019, ainda não foi atualizado nem implementado de forma efetiva, prejudicando a gestão ambiental e a qualidade de vida da população.

Obrigações previstas em lei

A legislação determina que o órgão ambiental municipal elabore programas e planos de manejo da arborização, implante viveiros de mudas, desenvolva ações de educação ambiental, divulgue guias técnicos, credencie profissionais especializados e realize fiscalização contínua.

Segundo o MPMS, embora o município tenha informado, em 2019, o início da revisão do Pedau, até o momento não houve conclusão nem disponibilização pública dos instrumentos previstos.

Para a promotora de Justiça Andréia Cristina Peres da Silva, a arborização urbana é fundamental para enfrentar a crise climática, promover a saúde da população e garantir um meio ambiente equilibrado.

Ação alinhada ao plano nacional

A atuação do MPMS também se conecta ao Plano Nacional de Arborização Urbana, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em fevereiro de 2025. O programa oferece apoio aos municípios na construção e revisão de seus planos locais, integrados ao Programa Cidades Verdes Resilientes.

O MPMS informou que a Procuradoria-Geral do Município foi notificada e tem até 10 dias úteis para se manifestar. O inquérito inclui a Lei Complementar nº 184/2011 e o Guia de Arborização Urbana.

A assessoria de imprensa da Prefeitura foi procurada, mas ainda não se manifestou. O espaço permanece aberto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.