ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

MS continua registrando seca em área equivalente a Alemanha

Condição do fenômeno no Estado persiste há 1 ano e 10 meses, segundo levantamento da ANA

Gabriela Couto | 15/06/2022 16:50
Imagem de um dos rios do Estado com pouca água. (Foto: Chico Ribeiro)
Imagem de um dos rios do Estado com pouca água. (Foto: Chico Ribeiro)

Os novos dados do Monitor de Secas, levantado pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) confirmam que Mato Grosso do Sul está há 1 ano e 10 meses com 100% do território registrando o fenômeno.

A condição persiste desde a entrada do Estado no mapa do monitor, em julho de 2020. Esta é a maior sequência entre as 21 unidades da Federação acompanhadas.

Houve um pequeno abrandamento na área de seca grave, em abril. O percentual passou de 20% para 17%. Mato Grosso do Sul segue com a condição mais intensa do Centro-Oeste. Em termos de área total com seca, o Estado teve o fenômeno em seus 357 mil km², ficando em 2º lugar nesse quesito entre as unidades da Federação monitoradas, atrás apenas de Mato Grosso. A área com seca em no Estado é equivalente ao território da Alemanha.

Comparação de um mês para outro do levantamento Monitor de Secas. (Foto: Divulgação) 
Comparação de um mês para outro do levantamento Monitor de Secas. (Foto: Divulgação)

Centro-Oeste -  Considerando o recorte por região, o Centro-Oeste foi a 2ª região com maior área seca, com 80% do seu território com a presença do fenômeno. Pior que isso, só o Sul do país que lidera o ranking com seca em 92% da região.

Quando se fala em seca extrema, o Centro-Oeste continua na vice-liderança, com 11% da área com maior severidade de abril.

Diferente dos últimos meses, nenhuma das 21 unidades da Federação acompanhadas pelo Monitor ficou livre de seca.

Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, Mato Grosso lidera a área total com seca, seguido por Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Nos siga no Google Notícias