ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SÁBADO  10    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

MS entra em alerta para tempestades com chuva forte, vento e risco de granizo

Sol aparece ao longo do dia, mas previsão para ventos intensos e possibilidade de granizo

Por Jhefferson Gamarra | 10/01/2026 07:00
MS entra em alerta para tempestades com chuva forte, vento e risco de granizo
Céu amanheceu aberto em Campo Grande, mas condição pode mudar durante o dia (Foto: Marcos Maluf)

Mato Grosso do Sul terá um sábado (10) marcado por tempo instável, apesar da presença do sol em vários períodos do dia. A previsão indica aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas em todas as regiões do estado, com risco de pancadas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O sábado em Mato Grosso do Sul será marcado por instabilidade climática, com previsão de chuvas em todas as regiões. O Cemtec indica que a combinação de calor, umidade e uma frente fria pode provocar tempestades com raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h. O Inmet emitiu alerta de tempestade para todo o estado, com possibilidade de precipitação de até 50 mm por dia. As temperaturas variam entre 20°C e 36°C, com maior risco de chuvas intensas nas regiões centro-sul, sudoeste e sudeste/leste. A população deve evitar áreas sob árvores e manter-se informada através da Defesa Civil.

Conforme o Cemtec(Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o cenário é resultado do intenso transporte de calor e umidade, da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e da aproximação de uma frente fria, combinada ao avanço de cavados, que favorecem a formação de instabilidades sobre o estado.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há expectativa de acumulados de chuva mais significativos, podendo ultrapassar os 30 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões centro-sul, sudoeste e sudeste/leste de Mato Grosso do Sul. Os ventos atuam predominantemente do quadrante norte, com velocidades entre 40 e 60 km/h, e não se descarta a ocorrência de rajadas pontuais acima de 60 km/h.

Diante dessas condições, o instituto emitiu aviso meteorológico de tempestade para todo o estado, com grau de severidade classificado como perigo potencial. O alerta teve início às 0h e segue válido até as 23h59 deste sábado.

Entre os riscos potenciais estão chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos, queda de granizo e baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Na região de Campo Grande, as temperaturas ficarão entre 22°C e 29°C, com aumento de nebulosidade e chance de chuva. No Pantanal, Corumbá terá mínima de 24°C e máxima de 29°C, enquanto Aquidauana registra mínima de 23°C e máxima de 31°C, com previsão de chuva ao longo do dia.

Na região Norte, Coxim deve variar entre 23°C e 34°C e Camapuã entre 21°C e 32°C, ambas com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. No Bolsão, Paranaíba apresenta mínima de 22°C e máxima de 36°C, enquanto Três Lagoas varia entre 24°C e 36°C, com calor intenso e possibilidade de instabilidades.

Na região Sudoeste, Porto Murtinho terá mínima de 22°C e máxima de 28°C, sob condição de céu nublado e chuva. Na Grande Dourados, Dourados registra mínima de 20°C e máxima de 27°C, com previsão de chuva e risco de tempestades.

Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã terá temperaturas entre 20°C e 25°C, com tempo instável e chuva. No Cone-Sul, Iguatemi deve marcar mínima de 21°C e máxima de 28°C, também com possibilidade de pancadas de chuva.

Já na região Leste, Anaurilândia apresenta mínima de 22°C e máxima de 31°C, com sol entre nuvens e chance de chuva.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e, em caso de emergência, buscar informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.