ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

MS quer recuperar rio Taquari com recursos que Temer vai anunciar

Presidente está em Mato Grosso do Sul neste sábado e vai anunciar Refis para multas ambientais

Marta Ferreira, da redação, e Osvaldo Junior, de Miranda | 21/10/2017 11:37
Helicópteros da comitiva presidencial seguem para Miranda. (Foto: André Bittar)
Helicópteros da comitiva presidencial seguem para Miranda. (Foto: André Bittar)

O governo de Mato Grosso do Sul já tem destino certo para os recursos que podem vir da medida a ser anunciada pelo presidente Michel Temer durante agenda neste sábado no município de Miranda, a 201 quilômetros de Campo Grande. A ideia é retomar o projeto de recuperação do Rio Taquari, no Pantanal, que há décadas sofre com a degradação e o assoreamento.

A previsão, segundo confirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), é que o presidente anuncie uma espécie de Refis para garantir o recebimento de pelo menos R$ 4 bilhões de um total de R$ 12 bilhões em créditos de multas ambientais. Mato Grosso do Sul, conforme Verruck, vai ter assegurada uma parte, ainda não estimada, desses valores, e a pretensão é de tirar da gaveta projetos de recuperação do rio Taquari, um dos mais emblemáticos do Estado.

Verruck faz parte da comitiva que aguarda a chegada de Michel Temer no Refúgio Ecológico Caiman, que pertence ao empresário Roberto Klabin. Temer, acompanhado do ministro interino Marcelo Cruz, já desembarcou na Base Aérea de Campo Grande e seguiu de helicóptero para Miranda. Um segundo aparelho acompanha a comitiva. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já está na cidade pantaneira.

Programação - A agenda divulgada pelo Planalto previa que, ao meio-dia, o presidente participasse da Cerimônia de Encerramento do II Encontro Carta Caiman, um protocolo prevendo ações para o Pantanal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ainda conforme a divulgação da Presidência, às 13 horas o presidente almoça e às 15h30 volta para Brasília. A assessoria de comunicação da presidência havia dito que, antes de deixar o Estado, Temer poderia conceder entrevista à imprensa.

Em outubro de 2016, o Pantanal “passou a ser único” para as duas administrações estaduais com a criação de grupo de trabalho para discutir ações integradas para preservar o bioma e promover o desenvolvimento econômico e social na região na planície.

O documento, chamado de Carta Caiman e assinado pelos governadores Reinaldo Azambuja (PSDB) e Pedro Taques (PDT), previa prazo de 12 meses para o planejamento das medidas.

Nos siga no Google Notícias