A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

20/07/2017 10:23

Municípios estão há mais de 40 dias sem chuva e estiagem deve continuar

Renata Volpe Haddad
Em Campo Grande, última chuva foi no dia 12 de julho, com 0,2 milímetros. (Foto: Marcos Ermínio)Em Campo Grande, última chuva foi no dia 12 de julho, com 0,2 milímetros. (Foto: Marcos Ermínio)

Há 44 dias não chove em municípios de Mato Grosso do Sul e a tendência é de que a estiagem piore e a umidade relativa do ar chegue a níveis alarmantes. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) não há previsão de chuva para os próximos 10 dias.

Sidrolândia, município referência na agricultura, completa nesta quinta-feira (20), 44 dias de estiagem. Segundo dados do Cemtec a última chuva registrada foi no dia 5 de junho e apenas 2,4 milímetros.

Porém, Sidrolândia não é o único que sofre com a estiagem. A maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul está sem chuvas mesmo o clima é comum da estação. Paranaíba, situado na região leste, está há 40 dia sem chuvas. O último registro foi dia 9 de junho, com 0,4 milímetros. A média esperada para o mês seria de 25,1 milímetros.

Cassilândia e Bataguassu também sofrem com a seca, com 38 e 36 dias sem chuvas, respectivamente.  Em Bataguassu, choveu no dia 13 de junho e apenas 3,4 milímetros, já em Cassilândia, foram 0,2 milímetros no dia 11 do mês passado.

Corumbá, Dourados e Três Lagoas enfrentam 30 dias de estiagem. Em Costa Rica, Coxim, Porto Murtinho e Rio Brilhante, já são 29 dias sem chuvas, sendo que os últimos registros foram de apenas 0,2 milímetros, não sendo suficiente para molhar a terra.

Ainda conforme o Cemtec, São Gabriel, Água Clara, Aquidauana, completam 28 dias de estiagem. Na Capital, o último dia que choveu foi 12 de julho, porém, apenas, 0,2 milímetros.

A estiagem favorece também o clima seco que perdura há quase um mês no Estado. A previsão é de que até o fim de julho, a umidade varie entre 10% e 60%.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions