ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Municípios estão há mais de 40 dias sem chuva e estiagem deve continuar

Renata Volpe Haddad | 20/07/2017 10:23
Em Campo Grande, última chuva foi no dia 12 de julho, com 0,2 milímetros. (Foto: Marcos Ermínio)
Em Campo Grande, última chuva foi no dia 12 de julho, com 0,2 milímetros. (Foto: Marcos Ermínio)

Há 44 dias não chove em municípios de Mato Grosso do Sul e a tendência é de que a estiagem piore e a umidade relativa do ar chegue a níveis alarmantes. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) não há previsão de chuva para os próximos 10 dias.

Sidrolândia, município referência na agricultura, completa nesta quinta-feira (20), 44 dias de estiagem. Segundo dados do Cemtec a última chuva registrada foi no dia 5 de junho e apenas 2,4 milímetros.

Porém, Sidrolândia não é o único que sofre com a estiagem. A maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul está sem chuvas mesmo o clima é comum da estação. Paranaíba, situado na região leste, está há 40 dia sem chuvas. O último registro foi dia 9 de junho, com 0,4 milímetros. A média esperada para o mês seria de 25,1 milímetros.

Cassilândia e Bataguassu também sofrem com a seca, com 38 e 36 dias sem chuvas, respectivamente.  Em Bataguassu, choveu no dia 13 de junho e apenas 3,4 milímetros, já em Cassilândia, foram 0,2 milímetros no dia 11 do mês passado.

Corumbá, Dourados e Três Lagoas enfrentam 30 dias de estiagem. Em Costa Rica, Coxim, Porto Murtinho e Rio Brilhante, já são 29 dias sem chuvas, sendo que os últimos registros foram de apenas 0,2 milímetros, não sendo suficiente para molhar a terra.

Ainda conforme o Cemtec, São Gabriel, Água Clara, Aquidauana, completam 28 dias de estiagem. Na Capital, o último dia que choveu foi 12 de julho, porém, apenas, 0,2 milímetros.

A estiagem favorece também o clima seco que perdura há quase um mês no Estado. A previsão é de que até o fim de julho, a umidade varie entre 10% e 60%.

Nos siga no Google Notícias