ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Nível do Rio Paraguai começa a baixar e deve atingir 5 metros até fim do mês

Bruno Chaves | 11/07/2014 12:09
Rio Paraguai já está no período de vazante (Foto: Divulgação/Embrapa)
Rio Paraguai já está no período de vazante (Foto: Divulgação/Embrapa)

A Embrapa Pantanal divulgou, nesta semana, o quinto alerta sobre os níveis do Rio Paraguai na régua de Ladário, a 419 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o documento, assinado pelo pesquisador Carlos Roberto Padovani, as águas na região do Pantanal já estão baixando e o nível do rio deve chegar a 5 metros no final de julho.

O Rio Paraguai está no período de vazante e, na metade do mês de agosto, o nível dele deve ser de 4,5 metros. Na segunda semana de setembro, as águas devem se aproximar dos 4 metros.

Este ano, o nível máximo do rio foi atingido no dia 12 de junho, quando as águas atingiram os 5,42 metros na régua de Ladário. A máxima desse mês, 5,28 metros, foi registrada na última quarta-feira (9).

A estimativa dos alertas anteriores era de que essa máxima ficaria em torno de 5,5 metros em meados de junho.

Um dos principais motivos da publicação dos alertas sobre a vazante e níveis do Rio Paraguai é para que ribeirinhos, criadores de gado e arrendatários possam usar as informações para programar suas atividades na região, completou o pesquisador Padovani.

A publicação completa pode ser acessada no Portal de Informações Hidrológicas do Bacia do Alto Paraguai-Pantanal. Clique aqui.

Nos siga no Google Notícias