ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Nova onda de frio chega no dia 20 e sensação térmica fica abaixo de 0ºC

Estão sendo esperadas condições tão intensas quanto às da última onda de frio que atingiu o estado.

Anahi Gurgel | 15/07/2018 12:00
Ipê rosa em meio ao céu de Campo Grande, com tempo aberto na manhã deste domingo (15). (Foto: Marina Pacheco)
Ipê rosa em meio ao céu de Campo Grande, com tempo aberto na manhã deste domingo (15). (Foto: Marina Pacheco)

Baixas temperaturas poderão voltar a “alertar” o sul-matogrossense a partir da próxima semana. Já para o dia 20, está prevista a chegada de uma nova frente fria tão intensa quanto a última que atingiu o estado, com sensação térmica abaixo de zero.

As informações são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos). A especialista em meteorologia, Franciane Rodrigues, disse que entre 20 e 21 de julho as temperaturas mínimas poderão chegar a 0ºC, com sensação de -4ºC. 

“Em Rio Brilhante, por exemplo, os termômetros registraram 0,1ºC na madrugada do dia 11. Já em Bela Vista e Amambai, as mínimas foram de 1,3ºC e 1,7ºC. Na Capital, a menor temperatura foi de 7,1ºC, com sensação de -4ºC”, lembra Franciane.

Segundo a coordenadora do Cemtec, a menor sensação térmica foi registrada às 6 horas em Camapuã: -5ºC. Por lá, os termômetros marcaram 5,2ºC, mas a percepção do frio é pior por causa dos ventos, que chegaram a 25 km/h.

Segundo o meteorologista da Uniderp Natálio Abrão, especialmente no dia 21, o sul ficará abaixo de 10ºC, na região central entre 8ºC e 12ºC e no norte e leste 14ºC. O frio deve atingir todas as localidades na divisa do Paraguai e Bolívia, da madrugada ao começo da tarde. 

Distribuição de agasalhos sendo feita a famílias em vulnerabilidade social de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Sedhast)
Distribuição de agasalhos sendo feita a famílias em vulnerabilidade social de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Sedhast)

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de segunda (16) até a quarta-feira (18), o tempo ficará parcialmente nublado a claro com névoa seca e baixa umidade relativa do ar. Temperaturas variando entre 16ºC e 34ºC e umidade relativa do ar na casa dos 15%.

Solidariedade – É nessa época que as campanhas de arrecadação de agasalho são muitíssimo bem-vindas. A ação dos servidores estaduais “Aqueça uma Vida” arrecadou 15 mil peças, que foram entregues para 32 instituições.

Também foram distribuídos 80 mil cobertores aos 79 municípios do estado, numa partilha proporcional ao número de famílias em situação de vulnerabilidade social. Campo Grande recebeu 12 mil cobertores.

Quem quiser doar agasalhos, cobertores, roupas, calçados, alimentos e móveis pode procurar, de segunda a sexta-feira, até às 14h, o Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo, na rua Abrão Júlio Rahe, 795.

*Matéria editada às 17h para acréscimo das informações enviadas pelo meteorologista Natálio Abrão.

Nos siga no Google Notícias