ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Outubro chuvoso tem menor número de queimadas em 10 anos

Nos primeiros 15 dias deste mês foram registradas 62 queimadas florestais em Mato Grosso do Sul

Guilherme Henri | 15/10/2018 13:46
Incêndio florestal em Inocência no mês passado (Foto: Assessoria/ Bombeiros)
Incêndio florestal em Inocência no mês passado (Foto: Assessoria/ Bombeiros)

Outubro chuvoso tem o menor número de queimadas florestais em 10 anos no Estado. Conforme o programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nos primeiros 15 dias deste mês foram registradas 62 queimadas florestais em Mato Grosso do Sul.

Durante todo o mês passado o programa detectou 642 ocorrências. Já em outubro do ano passado foram 541 casos.

Pela média histórica o comum nesta época do ano são 801 queimadas. O menor número de ocorrências registradas no mês foi em 2014 quando ocorrem 343. Já o maior foi em 2007 com 2.586.

A redução deste ano está diretamente ligada ao período chuvoso em todo o Estado. Em Campo Grande, por exemplo, só as chuvas dos dias 3 e 4 representaram 54% do esperado para todo o mês de outubro. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, a previsão era de chover 120 milímetros em outubro e naqueles dois dias, o volume de precipitação já acumulava 61 milímetros.

Além disso, Amambai, Caarapó e Bandeirantes decretaram emergência depois que temporais das últimas semanas deixaram rastro de destruição. O levantamento é da Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, que acompanha a situação.

Nos siga no Google Notícias