A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

09/10/2018 09:43

Chuvas de outubro reduzem 77% dos incêndios em MS comparado a 2017

Dados do Inpe apontam uma média de 4 incêndios por dia, contra 18 no mesmo período do ano passado

Danielle Valentim
Incêndio em Inocência que durou 13 dias. (Foto: Via WhatsApp/Vanessa Chiappina Bonin)Incêndio em Inocência que durou 13 dias. (Foto: Via WhatsApp/Vanessa Chiappina Bonin)

O acumulado de chuvas em apenas nove dias de outubro, já refletem na quantidade de queimadas registradas em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até esta terça-feira (9) foram registrados 38 incêndios no estado, uma média de quatro focos por dia. O valor é 77% menor do que o mesmo período em 2017, quando a média foi de 18.

As chuvas do mês de agosto também refletiram na redução de incêndios. Na época, até Corumbá registrou chuvas acima do previsto. Enquanto isso, julho teve os maiores registros de queimadas do ano. Durante os 31 dias daquele mês foram 1.050 focos, maior quantidade dos últimos 18 anos nesse período.

O levantamento diz que durante todo o mês de outubro de 2017, 541 incêndios foram registrados, uma média de 18 focos por dia. Já neste ano, os nove dias do mês somaram 38 focos, média de quatro por dia.

Nos dias 3, 5, 7 e 8 de outubro chuvas intensas e até tempestades atingiram Campo Grande e demais cidades de Mato Grosso do Sul. As ocorrências que causaram estragos e enchentes deixaram cerca de 30 famílias desalojadas, 24 delas só em Caarapó.

Pantanal – O levantamento do Inpe se refere a focos em vegetações, mas nesta segunda-feira (8), um incêndio em construções abandonadas em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, mobilizou equipe do Corpo de Bombeiros.

Conforme O Pantaneiro, as edificações de alvenaria estão localizadas na Rua João de Almeida Castro, Bairro Guanandy. Foram utilizados mais de 6 mil litros de água.

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions