Outubro terá chuvas acima da média previstas, mas será mais quente em MS
Prognóstico para o mês que inicia na próxima quarta-feira foi publicado pelo Inmet

O mês de outubro, que inicia na próxima quarta-feira (1º), poderá ter chuvas acima da média na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, faixa que passa por Campo Grande e Três Lagoas. Porém, as temperaturas devem ser mais quentes do que o normal durante o período em todo o Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O mês de outubro deve registrar chuvas acima da média na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, especialmente em Campo Grande e Três Lagoas, segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, as temperaturas em todo o estado permanecerão mais elevadas que o normal. O período, tradicionalmente marcado pelas temperaturas mais altas do ano no estado, deve apresentar médias superiores a 28ºC na região oeste, incluindo o Pantanal. A previsão indica necessidade de intensificar as ações de prevenção a incêndios florestais, enquanto as chuvas devem contribuir para reabastecer rios com níveis abaixo da média.
O prognóstico mensal foi publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na última sexta-feira (26), com o anúncio de que os 31 dias do antepenúltimo mês do ano devem marcar o retorno gradual das chuvas no país. A expectativa, em Mato Grosso do Sul, é que elas reabasteçam rios que estão com nível abaixo da média.
- Leia Também
- Rio Paraguai tem seca histórica e rompe padrão de cheias desde 2019
- Chuva ajuda, mas nível dos rios de MS só deve começar a melhorar em outubro
Outubro costuma ser o mês em que se registram as temperaturas mais altas do ano no Estado. Segundo o prognóstico, as médias devem superar os 28ºC na parte oeste, que abrange o Pantanal. Nesse cenário, as ações de prevenção aos incêndios florestais deverão ser redobradas.
No cenário nacional, o Inmet destaca "grande variabilidade em relação à chuva". A região mais úmida deverá ser a Sudeste, onde as estimativas indicam chuva acima da média em diversas áreas. Já no Centro-Oeste, Norte e Sul, a predominância é de precipitação abaixo da média.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.