ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Outubro terá chuvas acima da média previstas, mas será mais quente em MS

Prognóstico para o mês que inicia na próxima quarta-feira foi publicado pelo Inmet

Por Cassia Modena | 28/09/2025 08:02
Outubro terá chuvas acima da média previstas, mas será mais quente em MS
Fim de tarde quente na região onde fica a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Capital, em 1º de outubro do ano passado (Foto: Juliano Almeida)

O mês de outubro, que inicia na próxima quarta-feira (1º), poderá ter chuvas acima da média na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, faixa que passa por Campo Grande e Três Lagoas. Porém, as temperaturas devem ser mais quentes do que o normal durante o período em todo o Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O mês de outubro deve registrar chuvas acima da média na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, especialmente em Campo Grande e Três Lagoas, segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, as temperaturas em todo o estado permanecerão mais elevadas que o normal. O período, tradicionalmente marcado pelas temperaturas mais altas do ano no estado, deve apresentar médias superiores a 28ºC na região oeste, incluindo o Pantanal. A previsão indica necessidade de intensificar as ações de prevenção a incêndios florestais, enquanto as chuvas devem contribuir para reabastecer rios com níveis abaixo da média.

O prognóstico mensal foi publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na última sexta-feira (26), com o anúncio de que os 31 dias do antepenúltimo mês do ano devem marcar o retorno gradual das chuvas no país. A expectativa, em Mato Grosso do Sul, é que elas reabasteçam rios que estão com nível abaixo da média.

Outubro costuma ser o mês em que se registram as temperaturas mais altas do ano no Estado. Segundo o prognóstico, as médias devem superar os 28ºC na parte oeste, que abrange o Pantanal. Nesse cenário, as ações de prevenção aos incêndios florestais deverão ser redobradas.

No cenário nacional, o Inmet destaca "grande variabilidade em relação à chuva". A região mais úmida deverá ser a Sudeste, onde as estimativas indicam chuva acima da média em diversas áreas. Já no Centro-Oeste, Norte e Sul, a predominância é de precipitação abaixo da média.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.