ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Plano para coleta seletiva “decolar” busca condomínios e novos pontos

Estudo conferiu também o que o campo-grandense descarta na coleta comum e na seletiva

Aline dos Santos | 30/09/2017 12:23
No lixo comum,  37% tem potencial de reciclagem.
(Foto: André Bittar)
No lixo comum, 37% tem potencial de reciclagem. (Foto: André Bittar)

Com baixa adesão, a coleta seletiva tem um plano preliminar, válido para os próximos 20 anos, discutido neste sábado (dia 30) em Campo Grande. Apresentada durante conferência municipal, a proposta quer incluir mais duas modalidades de coleta seletiva, ampliar em 187% os pontos de entrega voluntária e que os agentes de saúde também façam a propaganda do serviço pelos bairros. Em 2037, a intenção é de que a coleta seletiva chegue a 159 toneladas.

O levantamento – feito desde 2015 pela empresa Deméter Engenharia – aponta que em julho deste ano a coleta seletiva chega a 170.347 domicílios em 64 bairros, num total de 454.970 habitantes. Ou seja, metade da população da cidade, que é de 874.210 habitantes.

A proposta é que além da coleta seletiva de porta em porta e da entrega nos LEV (Locais de Entrega Voluntária), sejam implantados mais duas modalidades: coleta seletiva em espiral (com galpões em vários pontos) e coleta nos condomínios residenciais.

Para os LEV, a sugestão é de que os recipientes sejam trocados por modelos fechados, preservando o conteúdo das intempéries climáticas. No plano de expansão, a proposta é que os LEV sejam ampliados de 108 para 310, com capacidade de recolher 14 toneladas por dia em 2037. Na coleta porta a porta, o plano é aumentar a taxa de adesão, dos atuais 30% para 81% em duas décadas.

O estudo conferiu também o que o campo-grandense descarta na coleta comum e na seletiva. Foram encontrados papelão, alumínio e muito plástico no lixo “comum”. Outros 46,84% são orgânicos, mas também com possibilidade de reciclagem, e 16,60% são de rejeitos (com destino ao aterro).

Do material que chega à UTR (Unidade de Triagem de Resíduos), 76,43% tem potencial de reciclagem. Contudo, nem todos têm mercado para venda, como o vidro. Outra situação preocupante é a presença de 1,43% de resíduos sanitários.

A versão preliminar do plano de coleta seletiva é discutida na universidade Estácio de Sá, na avenida Fernando Corrêa da Costa. “Precisamos juntar forças, olhares. Para que a construção desse plano seja o mais próximo da realidade e necessidade que nós temos”, afirma a diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Maria Jacob Domingues.

Versão preliminar de plano da coleta seletiva é discutido neste sábado. (Foto: André Bittar)
Versão preliminar de plano da coleta seletiva é discutido neste sábado. (Foto: André Bittar)
Nos siga no Google Notícias