ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Prefeito de Corumbá comemora decisão sobre hidrelétricas no Pantanal

Fabiano Arruda e Paula Vitorino | 18/01/2013 12:39
Paulo Duarte considera instalação de usinas na região como desastre ambiental. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Paulo Duarte considera instalação de usinas na região como desastre ambiental. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), exaltou, nesta sexta-feira, a determinação judicial que mandou paralisar projetos de hidrelétricas no Pantanal de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, em atendimento a pedido do MPF (Ministério Público Federal) e do MPE (Ministério Público Estadual). A decisão afeta diretamente 87 empreendimentos em construção na região.

Duarte definiu como absurdo a instalação de usinas na região. No ano passado, quando exercia o mandato de deputado estadual, ele havia recorrido ao MPF contra os procedimentos.

Segundo o petista, à época, o desenrolar dos empreendimentos era feito de forma irresponsável. O prefeito ainda chamou atenção para o fato de não existirem um estudo geral sobre o impacto das hidrelétricas no Pantanal e apenas levantamentos individualizados para cada uma.

“A instalação é um desastre ambiental e quem sofre com isso é o Pantanal, os recursos naturais de Corumbá. A usina é bom só para quem é dono”, criticou, destacando que Corumbá é autosuficiente em energia elétrica e que vai fazer o que estiver ao seu alcance para apoiar a decisão judicial.

Entenda - A liminar concedida, ontem (17), acata o argumento do MPE de que deveriam ser proibidas novas licenças ambientais na Bacia do Alto Paraguai, até que seja realizada a avaliação ambiental estratégica, considerando o impacto de todos os empreendimentos hidrelétricos no ecossistema do Pantanal.

O Ministério Público, tanto na esfera federal quanto na estadual, defende, com base em pesquisas científicas, a realização de uma avaliação para dimensionar o impacto e os riscos das hidrelétricas na planície pantaneira. Pesquisadores dizem que se os empreendimentos fossem instalados, o ciclo das cheias no Pantanal seria alterado, provocando danos em todo o bioma.

Foi fixada multa no valor de R$ 50 mil por licença expedida em caso de descumprimento da decisão. Além de 87 usinas em fase de projeto, existe a autorização para vinte e nove barragens em operação e 10 em construção.

A decisão cita que “os responsáveis pela hidrelétrica autorizada a funcionar na Bacia do Alto Paraguai não levaram em conta a afetação, seja ela positiva, negativa ou neutra, da sua operação em toda a bacia, que abrange território nacional, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e internacional, Paraguai e Bolívia”.

Em agosto do ano passado, o MPF e o MPE ingressaram com ação civil pública na 1ª Vara Federal de Coxim para suspender a instalação de 126 empreendimentos hidrelétricos em torno do Pantanal. Foi concedida liminar, que depois foi derrubada.

Nos siga no Google Notícias