ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Programa incentiva produção de hortaliças em aldeias urbanas

Kleber Clajus | 11/05/2014 20:48
Prefeito participou de lançamento das hortas comunitárias indígenas na Aldeia Água Bonita (Foto: Kleber Clajus)
Prefeito participou de lançamento das hortas comunitárias indígenas na Aldeia Água Bonita (Foto: Kleber Clajus)

Quatro aldeias indígenas urbanas passam a receber, a partir deste domingo (11), incentivo para a produção de hortaliças através do Programa Mesa Mais Verde, coordenador pela SAS (Secretaria Municipal de Ações e Assistência Social), em Campo Grande. A iniciativa pretende trabalhar a educação ambiental, bem como segurança alimentar nas comunidades.

De acordo com a assessora técnica de políticas públicas da SAS, Rosilene Gisoato, o programa será desenvolvido em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e pretende estimular os indígenas a produzir para consumo próprio, troca e venda das hortaliças.

Na primeira etapa, foram distribuídos 17 kits com sementes, adubo e mudas para famílias da Aldeia Água Bonita. A entrega foi realizada pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), durante as comemorações de 12 anos de criação da comunidade, que reúne indígenas das etnias terena, kaiowá, guató, guarani e kadiwéu.

O casal Flauzino e Albertina Candido, de 80 e 66 anos, foram os primeiros a preparar a terra para o início da horta comunitária. Ambos mudaram para a Água Bonita em 2004, vindo de Aquidauana e já estruturam uma casa improvisada no terreno com árvores de caju, pequi e canteiros de alface.

“Fico feliz com essa ajuda porque é difícil comprar sementes e adubo”, admitiu Albertina.

Também beneficiado pelo programa, o operador de máquinas agrícolas, Alder Romeiro Larreia, 33 anos, ressaltou que 60% das hortas estão estruturadas e irão ajudar no desenvolvimento da comunidade.

Nos siga no Google Notícias