ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Queimadas em MS já superam registros dos últimos 22 anos, aponta Inpe

Corumbá é o município com maior número de focos no país

Gabriel Neris | 17/07/2020 14:50
Foco de calor em Corumbá, município com mais casos do país (Foto: PMA/Divulgação)
Foco de calor em Corumbá, município com mais casos do país (Foto: PMA/Divulgação)

Mato Grosso do Sul registrou de 1º de janeiro a 16 de julho deste ano 3.083 focos de queimadas, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Para o período já é o maior índice constatado dos últimos 22 anos.

No ano passado, também entre o mesmo período, foram registrados 1.857 focos de calor no Estado, o que significa um aumento de 66% somente neste ano.

Corumbá é o município com maior número de focos no país. São 2.012 registros, quase cinco vezes mais que o segundo município brasileiro com mais casos, Poconé (MT), com 417 focos de calor no ano.

Em comparação entre os Estados, Mato Grosso está a frente de Mato Grosso do Sul com 7.599 queimadas registradas pelos satélites do Inpe.

A Defesa Civil Estadual apontou que nesta sexta-feira (17) Corumbá concentrava 69,9% dos 103 focos registrados no Estado. Outros 11% eram em Miranda e 5,3% em Rio Verde de Mato Grosso.

Na quinta-feira o governo federal baixou decreto proibindo queimadas por 120 dias em todo o Brasil. A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) aponta que a norma é bem-vinda, porém cobra mais fiscalizações.

“É importante que o governo federal consiga fazer a locação de horas de vôos em aeronaves equipadas para ampliar a estrutura dos estados no combate aos incêndios”, comentou o secretário Jaime Verruck.

Em 2019, o Estado perdeu mais de 1 milhão de hectares de vegetação e lavouras em incêndios. A Semagro informou que estão suspensas todas as licenças de queimadas controladas emitidas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) durante o período de vigência.

Nos siga no Google Notícias